O domingo (23/09) de Çairé foi de aventura para os nossos trilheiros. Afinal, na maior festa folclórica-religiosa da Amazônia não poderia faltar o projeto Caminhos da Floresta. Nosso ponto de encontro foi a Praça Sete de Setembro, na vila de Alter do Chão. E o som por lá era o carimbó, com uma apresentação do cantor Silvan Galvão. Com essa inspiração musical, reunimos os participantes, destacamos as ações do projeto e repassamos as dicas de segurança. Todos receberam água mineral para se hidratar durante a caminhada e um lanche fitness da Massabor.

Programação oficial do Çairé 2018 na Praça Sete de Setembro (Foto: Arthur Azulino)

Atravessamos em lanchas para a praia da Ilha do Amor e iniciamos a trilha. O percurso foi contornando o Rio Tapajós, contemplando as nossas belezas naturais. O sol foi nosso maior desafio! Afinal, nesta época do ano o calor é ainda mais intenso na região! Por isto todos capricharam no uso de protetor solar!

O primeiro trecho desafiador (digamos assim!) foi atravessar um pequeno córrego que se forma entre o rio e o Lago do Piranha, cortando a praia, por isto é necessário pular ou tirar o sapato e atravessar com os pés na água mesmo. Paramos para tirar fotos, afinal deste ângulo conseguimos observar a Serra Piroca e uma paisagem alternativa da vila. Um silêncio, uma calmaria! Tudo muito inspirador!

Lago do Piranha (Foto: Arthur Azulino)

Seguimos caminhando pela praia e atravessamos uma encosta de um pequeno morro à beira do rio. Portanto, tivemos de ter atenção redobrada!

Encosta que tivemos de atravessar para chegar até a Ponta do Cururu (Foto: Arthur Azulino)

A caminhada foi concluída em aproximadamente 1h30, com uma distância de 4 km. Ao avistarmos a Ponta do Cururu, a sensação foi de conquista, afinal para muitos ali, era a primeira vez em uma caminhada longa pela praia. E a paisagem estava convidativa para um bom mergulho e muitas fotos!

Ao pôr do sol a Ponta do Cururu revelou todo seu esplendor. Que paisagem!

Nossos trilheiros foram presenteados com sabonetes naturais da Ekilibre Amazônia e brindes da Cacau Show (Rui Barbosa).

Trilheiros receberam sabonetes da Ekilibre Amazônia (Foto: Arthur Azulino)

Retornamos no início da noite, agora com uma lua cheia iluminando nosso caminho…

Paisagem do retorno da trilha (Foto: Arthur Azulino)

Até a próxima!

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: