Trilha para a Serra Piroca é uma pequena aventura no meio da Floresta Amazônica

Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), tem atrações para todos os gostos. E uma trilha, em especial, guarda um visual dos mais bonitos que podem ser vistos na região com gostinho de aventura! Nosso passeio inicia na praia da “Ilha do Amor”, bem na frente da vila balneária. O destino é a Serra Piroca, com 110 metros de altura e predominante na paisagem. No lugar existe um enorme crucifixo metálico, que segundo as histórias da região foi um dia de madeira e colocado pelos jesuítas para marcar a presença do catolicismo na tribo dos Índios Borari.

Seguimos caminhando pelas areias branquinhas até a entrada da trilha que tem sinalização! O percurso leva em torno de 40 minutos sem muitos acidentes geográficos, a pequena dificuldade inicia quando se chega ao “pé da serra”. Este trecho é íngreme, mas nada tão dificultoso que não possa ser superado pela vista que você terá lá de cima. Leve água mineral e frutas e não esqueça do protetor solar ou um chapéu para se proteger do sol!

Ao concluir o trajeto todo o esforço será recompensado com uma visão 360º onde é possível contemplar Alter do Chão, o Lago Verde, o Rio Tapajós e a Ponta do Cururu. As fotos ficam incríveis! E detalhe, este passeio pode ser feito tanto no inverno amazônico (quando o rio sobe) quanto no verão! E aí, vamos nessa?!

Dica do FB: Na vila, contrate um guia especializado que conheça a trilha! Normalmente nas pousadas e hotéis existe o contato desses profissionais.

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: