Numa cidade repleta de história e belezas naturais, Santarém (PA) apresenta dois palácios que foram construídos no início dos anos 1990 na Avenida Anysio Chaves, símbolos da administração pública municipal.

O Palácio Senador Jarbas Gonçalves Passarinho, inaugurado em 22 de junho de 1991, destaca-se como um exemplar do modernismo em concreto armado. Sua imponência não apenas abriga a Prefeitura de Santarém, mas também se revela como uma referência marcante na paisagem urbana da cidade. Um detalhe notável é o painel visível pela Avenida Sérgio Henn, representando uma vitória-régia, adicionando uma dimensão artística e cultural ao conjunto arquitetônico.

Entre os elementos que enaltecem sua arquitetura, a rampa de acesso ao primeiro piso se destaca, sendo habilmente construída em curvas que conferem uma elegância única à estrutura. O teto, por sua vez, revela uma ousadia arquitetônica ao ser aberto, permitindo a passagem de palmeiras. Esse toque inovador cria um contexto harmonioso entre o edifício e o paisagismo. O palácio, assim, transcende sua função administrativa e torna-se uma expressão viva do talento e criatividade arquitetônica assinada pelo engenheiro Alci Gomes Queiroz, da Dinâmica Engenharia.

Palácio Tapajós, sede do poder legislativo municipal (Foto: Fábio Barbosa)

Ao lado, o Palácio Tapajós, com apenas um andar, erguido como um símbolo do poder legislativo revela-se muito mais do que uma simples sede da Câmara de Vereadores. Inaugurado em 31 de dezembro de 1992, suas estruturas são cuidadosamente delineadas, apresentando um hall de entrada aberto sustentado por elegantes colunas de concreto armado.

Os gabinetes dos vereadores e a ala administrativa, distribuídos de maneira funcional, compõem o coração operacional do edifício. No centro desse palácio, encontra-se o Plenário Vereador Benedito Guimarães, um espaço circular envolto por uma delicada estrutura de janelas de vidro. Esse design inteligente não apenas ilumina naturalmente o ambiente, mas também proporciona uma vista panorâmica que se mescla harmoniosamente com a atmosfera interior.

Ambos os palácios não são apenas construções de concreto, são testemunhas vivas do passado e presente da administração pública municipal em Santarém.. Ao longo da Avenida Anysio Chaves, como a Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), esses palácios se tornam símbolos da democracia local, onde a história da cidade se entrelaça com a trajetória política nacional.

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: