Todo jornalista gosta de café! Isto é uma afirmação verdadeira e compreensiva considerando toda a correria de uma redação. Mas independente da profissão, quem não gosta de tomar um bom café no fim de tarde né?! E se vier acompanhado de pães, ovos, bolos, tortas e doces melhor ainda!

Para você que não abre mão desse momento de descontração no seu dia a dia separei cinco lugares onde café é a palavra de ordem em Santarém (PA). São padarias, docerias e cafeterias com guloseimas deliciosas:

1 – Massabor

Tradicional padaria e pizzaria da cidade, a Massabor, localizada na Avenida Cuiabá, é ponto de encontro no fim da tarde. O café com leite tem sabor de fazenda e costumo sempre pedir para acompanhar um pão na chapa, com ovos, queijo e presunto. É tudo muito caprichado! E são muitas as opções, como chocolate quente ou gelado, salgados, bolos, tortas e claro, pães. Tem salada de frutas e tapioquinha também para quem prefere um cardápio mais fitness!

Frutas laminadas na salada de frutas

Se você gosta de algo mais regional, como comida típica, tem vatapá e tacacá!

Endereço: Avenida Cuiabá, 1450 – Caranazal

Telefone: (93) 3523-4444

2 – Café Amorim

O espaço do Café Amorim é pequeno, mas grande em opções. É intimista e com café saboroso, afinal quem comanda o empreendimento é o Chef Gourmet e Barista Murilo Amorim. Do cardápio, meu favorito é o Café Expresso com Nutella. Precisa dizer alguma coisa?

Café Expresso com Nutella

Recomendo também o Submarino, uma bebida especial composta com leite quente cremoso derretendo uma barra de chocolate. O cappuccino é excelente também e combina com uma tapioquinha feita na hora ou uma Torta Holandesa. Que tal?

Torta Holandesa e café

A Torta de Limão, minha favorita, tem casquinha crocante com um suave creme de limão coberto com chantilly. É de dar água da boca!

A saborosa Torta de Limão

Existem ainda sucos naturais, todos feitos na hora e com 25 combinações de sabores. E  produtos sem glúten e sem lactose!

Endereço: Avenida Mendonça Furtado, 2585 – Aldeia

Telefone: (93) 3522-6344

3 – Emporium Café

Já experimentou café com bolo de macaxeira? No Emporium Café este é um dos itens mais atrativos do cardápio. O sabor, pela foto vocês podem imaginar…

Café preto com bolo de macaxeira

Os sanduíches são bons demais. São várias opções, mas vou sugerir o de Leitão que é servido em um pão italiano, com 120g de carne nobre de suíno com cebola caramelizada e acompanhado de vinagrete apimentado ou ainda, maionese gorgonzola.

Chocolate quente com borda de Nutella e Tortinha de Frango

Os cappuccinos são tão decorados que vale uma foto para as redes sociais. Experimente também os chocolates quentes e a deliciosa Mocha Nutella.

Mocha Nutella

Existem também outras bebidas, como Soda Italiana (verdinha), sucos e até chá de hibisco com frutas cítricas para a galera fitness.

Endereço: Avenida Mendonça Furtado, 2449 – Aldeia

Telefone: (93) 99125-3740

4 – Lou Doces

Como o nome já sugere na Lou Doces os fortes são as guloseimas. O café acompanha muito bem, por exemplo, a Torta Alemã ou os deliciosos quiches.

Destaco também o tradicional chocolate quente cremoso que vem acompanhado de chantilly e a Nega Maluca, uma ótima combinação!

Existem salgados no cardápio e a Unha de Caranguejo ou o Risole de Milho com creme de leite são pedidas certas. Ah e não esqueça de experimentar a Cestinha Crocante, feita com salpicão de frango, bacalhau ou aviú (camarão).

Cestinha Crocante, deliciosa!

Endereço: Travessa Assis de Vasconcelos, 743 – Aldeia

Telefone: (93) 99163-9870/ 99121-4996

5 – Dom Café Pub

E que tal café com vista para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas? Na varandinha do Dom Café Pub é esta a visão dos clientes no fim de tarde. E você pode pedir um café com tapioca recheada sem pensar duas vezes, é maravilhosa! E não deixe de provar o bolo de tapioca!

Tapioquinha recheada e café

Recomendo também o Chocolate Gelado, nos dias de calor em Santarém (diariamente) é uma boa pedida. O chocolate quente e o expresso vem acompanhado de chantilly.

Chocolate gelado para os dias quentes

E se você chegar depois das 18h, pode já ficar para uma baladinha com DJ e tudo, pois o “Pub” no nome não é a toa!

Endereço: Avenida Adriano Pimentel, 258 – Centro

Telefone: (93) 99131-1497

 

E aí, gostaram das dicas? Vamos tomar café?!

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: