A primeira casa de espetáculos da Amazônia, o Theatro da Paz, em Belém (PA), guarda uma série de preciosidades da época em que foi construído. A obra, do engenheiro militar José Tibúrcio de Magalhães, é inspirada no Teatro Scala de Milão (Itália). E possui características grandiosas: 1.100 lugares (atualmente com 900), acústica considerada perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.

O hall de entrada do Theatro da Paz é uma obra prima (Foto: Arquivo)

Leia também: 10 lugares imperdíveis para conhecer em Belém

Mas agora vem a maior e talvez até polêmica curiosidade: vocês sabiam que no Theatro da Paz existem suásticas no piso? Calma,  vou contar essa história em detalhes!

No hall de entrada, existem uma bela escadaria de mármore, com um piso de mosaico cheio de simbolismos amazônicos. E ao subir, no espaço que dá acesso à sala de espetáculos o piso apresenta estruturas quadradas e o desenho sequencial de várias suásticas, confeccionadas em dois tipos de madeira: Acapu e Pau amarelo.

O Theatro da Paz foi construído em 1878, assim a suástica foi usada em sua ideia original, um símbolo religioso milenar, com origens na Índia, que representa a “Paz”. É importante considerar assim, que Adolf Hitler se apropriou desse símbolo, inverteu o diagrama de maneira espelhada confeccionando o símbolo nazista. Imagine só, um desenho que significava coisas boas acabou sendo transformado em algo horrível.

A palavra suástica vem do sânscrito svtika, que significa “boa sorte” ou “bem-estar”.  O desenho (uma cruz gamada) parece ter sido utilizado pela primeira vez na Eurásia, há cerca de 7.000 anos, talvez como uma representação do movimento do Sol no céu.  Até hoje, é um símbolo sagrado no hinduísmo, no budismo, no jainismo e no odinismo.  É comum encontrá-la em templos ou residências na Índia e na Indonésia.  As suásticas também têm uma história antiga na Europa, aparecendo em artefatos de culturas europeias pré-cristãs (Fonte: Enciclopédia do Holocausto)

E aí, sabiam dessa curiosidade? Nas visitas guiadas, você vai ouvir essa e várias outras histórias interessantes. Aproveite o passeio!

Visitas Guiadas ao Theatro da Paz

Terça a sexta-feira (de 1h em 1h): 09h às12h e 14h às 17h

Sábados e Domingos: 09h, 10h, 11h e 12h

As quartas-feiras as visitas guiadas (espontâneas) são gratuitas!

Ingressos: R$ 6 (valor único)

Com informações da Enciclopédia do Holocausto e Teatro da Paz

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: