A música é universal e está presente na tradicional festa do Sairé no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA). E para divulgar os ritmos regionais, a Prefeitura Municipal, criou um perfil no Spotify com clássicos paraenses como Carimbó do Macaco (Pinduca), Puxirum (Silvan Galvão) e No Meio do Pitiú (Dona Onete). São 44 canções reunidas para você ouvir o ano todo e mergulhar nessa festa folclórica-religiosa que encanta há mais de 300 anos.

Para ouvir, basta clicar aqui!

Sobre o Sairé

Apresentação do Boto Cor de Rosa no Festival Folclórico dosBotos (Foto: Rodolfo Oliveira/ Agência Pará)

O Sairé é uma grande manifestação folclórica-religiosa onde acontece o encontro da cultura indígena amazônica com a religião católica introduzida com a chegada dos jesuítas. É uma festa de louvor ao Divino Espírito Santo que incorpora elementos da natureza e folclore indígena.

Uma combinação de festas e crenças que acontece todos os anos no distrito de Alter do Chão. Historiadores e Antropólogos acreditam que a festa tenha mais de 300 anos, portanto, a festividade mais antigas da Amazônia.

Embora mantenha a essência e conserve os princípios religiosos, ganhou novos elementos culturais, deixando a festa ainda mais encantadora, como o Festival dos Botos que apresenta a rivalidade entre Cor de Rosa e Tucuxi, com um show de danças e a encenação da lenda do boto que se transforma em homem para seduzir mulheres.

Com Informações da Prefeitura de Santarém

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: