O Caminhos da Floresta realizou no domingo (26/08) a maior trilha do projeto até agora, foram exatos 14 km e 200 metros (ida e volta) até a Samúma gigante da comunidade de Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós. Reunimos 28 trilheiros que encararam este passeio com muita garra, pois mata adentro foram grandes os desafios.

Nossa aventura começou às 6h30 da manhã, o ponto de encontro foi a Massabor, na Avenida Cuiabá. Parceira do evento, a panificadora presenteou os participantes com um lanche matinal, com pão integral, frutas e suco. Reunimos nossos aventureiros, explicamos todos os detalhes e partimos em duas vans para o município de Belterra (PA).

Concentração dos trilheiros na Massador Cuiabá (Foto: Arthur Azulino)

Após quase 50 km seguindo BR-163 e depois a Estrada do Aramanaí chegamos na Base São Domingos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade de conservação. Apresentamos a autorização que previamente foi solicitada por e-mail (Veja como visitar a Flona) e seguimos até a comunidade Maguari.

Comunidade de Maguari (Foto: Arthur Azulino)

Distribuímos protetores solares da BioAtiva Farmácia de Manipulação e água mineral do CR Supermercados. Ambos importantes para o desafio de entrar na mata e visitar um dos atrativos turísticos mais cobiçados dessa região. Fomos acompanhados do Guia de Turismo Paulo Melchior que frequentemente apresenta a FLONA para turistas estrangeiros. Para o percurso também contratamos dois Mateiros, responsáveis por abrir caminho caso a trilha tenha algum obstáculo. Para evitar qualquer imprevisto, a Bombeira Civil Kemilly Lopes acompanhou o grupo com o nosso Kit de Primeiros Socorros.

Às 9h iniciamos a caminhada rumo à Vovózona, a Samaúma ou Samaumeira gigante que encanta os visitantes. Este nome foi dado pelos moradores após uma teoria que aponta que a árvore pode ter entre 900 e mil anos de vida. É uma senhora árvore, literalmente!

Início da trilha na Floresta Nacional do Tapajós (Foto: Arthur Azulino)

Durante a caminhada nosso guia nos encheu de informações sobre árvores e animais que habitam a FLONA. Estas paradas estratégicas davam aquele fôlego para descansarmos, afinal a trilha é densa e por causa do sol forte da região, sentimos aquela “sensação de sauna”. Vimos Jatobá, Copaíba, Breu Branco, palha e muito mais. No nosso caminho encontramos riquezas da biodiversidade, praticamente uma aula ecológica.

Paradas estratégicas com o guia para conhecer mais sobre a floresta (Foto: Arthur Azulino)

Com o passar do tempo, a floresta se agiganta. Não há mais nada ao nosso redor a não ser uma imensidão de tons de verde. A luz do sol entra das copas das árvores até o chão, trazendo luz e criando um cenário que inspira.

Encontramos várias Samaúmas ao longo do percurso e a expectativa era chegar até a Vovózona. Mas se as netas já eram grandes, imagina a dita cuja. E após duas horas e 20 minutos chegamos! O momento foi de respirar, ficar em silêncio ouvindo os sons da natureza e claro, observar todo o esplendor que estava na nossa frente. A Samaúma gigante é cheia de detalhes, cercada por um emaranhado de cipós e várias trepadeiras que formam uma obra prima da natureza. Suas raízes saem do solo formando verdadeiras paredes naturais, onde nos tornamos tão pequenos que sequer conseguimos ver a copa da árvore.

Foram muitas fotos, de todos os ângulos possíveis!

Para finalizar, como “netos” agradecidos pela sua existência, abraçamos a Vovózona. Precisamos reunir toda a equipe de apoio para completar esta tarefa, 36 pessoas de mãos dadas formaram este círculo humano ao redor da anciã da floresta. Essa é a hora que fico sem palavras para descrever…

Voltamos para comunidade de Maguari, percorrendo mais duas horas e 20 minutos de caminhada e almoçamos comida regional (Tucunaré assado, Pirarucú ao molho, feijão, arroz, salada e macarrão) na casa de uma das moradoras, a dona Maria, que recebe visitantes regularmente na Pousada Familiar Casa Verde.

Trilheiros ganharam sorvete de jambo e açaí da Boto Sorveteria Artesanal (Foto: Arthur Azulino)

E como não poderia faltar, nossa parceira Boto Sorveteria Artesanal, preparou uma grata surpresa para os trilheiros, sorvete de jambo e açaí como recompensa saborosa após uma aventura inesquecível!

Isso é Caminhos da Floresta!

Pousada Familiar Casa Verde – Maguari

Hospedagem e almoço regional.

Telefone: (93) 99146-1834/ 99150-7557/ 99179-5604

Paulo Melchior – Guia de Turismo

Telefone: (93) 99201-3840

Eco Alter Turismo (Vans)

Telefone: (93) 99154-3155/ 99164-4060

E-mail: sirotheaueventur@gmail.com

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.