Santarém, no Pará, tem tradição em gastronomia e os peixes de rio são os mais pedidos nos cardápios da região. Pensando nisso, separei cinco restaurantes que realmente merecem nota 10 na comida e no atendimento. Vale visitar cada um deles e se deliciar com os pratos.

medalhão de Pirarucu com bacon e risoto verde
Medalhão de Pirarucu com bacon e risoto verde da Casa do Saulo

Casa do Saulo

Localizada nas margens do Rio Tapajós e com uma vista espetacular, a Casa do Saulo é ponto turístico de Santarém e fica a 20 km do centro da cidade. O proprietário do lugar e chefe, Saulo Jennings, recebe os clientes com muita atenção, mesmo atendimento especial que você receberá de todos os colaboradores. O forte são os peixes, portanto, minha dica é ler o cardápio com atenção e escolher! Mas garanto, é tudo saboroso!

Como entrada recomendo Croquete de Aviúm e o Camarão Caboco com farinha e mel de meliponas apimentado. Experimente o Medalhão de Pirarucu com bacon e risoto verde ou o Risoto Tapajós, com tucupi, camarão e jambu. A Ventrecha de Pirarucu também é muito boa, assim como o Pirarucu fresco com jambu, um dos pratos mais pedidos no restaurante. E não deixe de provar a Paella do Saulo, é a oitava maravilha do mundo!

Depois do almoço, aproveite a piscina ou a praia de Carapanari (bem na frente). Vale muito a pena!

Informações e reservas: (93) 99142-1067

Nossa Casa

O restaurante Nossa Casa como o nome já diz é a casa da chefe Marcia Melo que recebe os clientes todos os dias com atenção especial. Destaque para a decoração regional de belíssimo gosto que deixa o ambiente ainda mais intimista. Sou cliente assíduo e já experimentei quase todo o cardápio, mas um pedido é recorrente: a Panelinha de Tropeiro feita com feijão manteiguinha.

22045748_1653457318032112_7960474682708046760_n
Medalhão de filé-mignon com creme de batata ao molho de abacaxi e mostarda dijon

Na hora de fazer o pedido serão muitas opções, algumas com nome de artistas e personalidades, como a Salada Camila Pitanga, em homenagem à atriz que gravou o filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” na região. Recomendo o Medalhão de filé-mignon com creme de batata ao molho de abacaxi e mostarda dijon! E que tal Fettuccine (massa) com camarão e janbu?

26168812_1749064628471380_8144287494087785048_n
Massa com ingredientes tipicamente paraenses

Não deixe de provar as caipifrutas de lá, são excelentes!

Informações e reservas: (93) 99197-6354

Dajé

A Dajé Churrascaria é a mais nova opção gastronômica de Santarém. O cardápio é extremamente diverso e o atendimento nota 10! Sem dúvida, o melhor churrasco de Santarém! Para quem gosta de carne assada, lá é o lugar!

daje
Vai uma picanha aí?

Piracema

Restaurante tradicional e também com gastronomia regional, o Piracema é lindamente decorado, as mesas recebem toalhas de chita, por exemplo. No cardápio, meu prato favorito é o Filé de Pirarucu com camarão e jambu! O sabor é único!

Indico sem medo de errar a Costela de Tambaqui e o Ceviche de Pirarucu, prato que todo mundo deveria experimentar uma vez na vida! Experimente o Filhote com camarão e jambu!

E não posso esquecer do Pato no Tucupi, típico da culinária paraense!

pato piracema
Pato no Tucupi do Piracema

Informações e reservas: (93) 3522-7461

Daxa

Daxa é um nome indígena e a pronuncia é com “x” mesmo. E o restaurante tem como carro chefe pizzas, burgers e grill. O cardápio é um charme, no formato de jornal antigo e com nomes criativos, como Salmão Karatê Kid, que vem acompanhado de arroz com creme de abóbora e salada de pepinos. Uma verdadeira tentação!

Um dos meus pratos favoritos é o Filhote (peixe) Crocodilo Dundee que é um saboroso peixe  empanado com batata palha acompanhado de arroz com jambu, farofinha de ovo, batata sautê e vinagrete. Recomendo também o Filhote Quando Éramos Reis, que é peixe grelhado acompanhado de purê de batata, saladinha de cenoura, cebola, pimentão, folhas de hortelã e um molho agridoce espetacular! 

Os burgers são caprichados, sempre com uma generosa carne artesanal! 

Ah e que tal uma sobremesa? Pode investir no Cheesecake de Maracujá!

Cheesecake de maracujá
Cheesecake de Maracujá

Informações e reservas: (93) 3529-1919

 

 

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: