No final da Avenida Presidente Vargas, em Santarém (PA), a orla do Lago do Mapiri apresenta um atrativo peculiar para os amantes do entardecer. Por lá, encontramos pequenas embarcações de pescadores e canoas, árvores e uma vegetação que sobrevive aos meses da enchente na Amazônia. É um cenário único!

Como sabem, esse é meu horário preferido do dia e não à toa escrevi anteriormente sobre onde contemplar o pôr do sol no Tapajós.

Orla do Mapiri (Foto: Divulgação PMS)

O Lago do Mapiri foi cartão postal da cidade nos anos 1980, mas ao longo do tempo, muita coisa mudou. A prefeitura finalizou a urbanização em 2019 e hoje existe um calçadão com guarda corpo até a Avenida Borges Leal. Neste trecho, ainda existe um ponte de madeira, construída nos anos 1990, que se estende até o bairro do Maracanã (infelizmente em condições precárias).

Dica do FB: Na orla do Mapiri não existem quiosques, portanto, se for assistir ao pôr do sol, leve seu lanche.

Detalhes dessa paisagem que resiste ao crescimento urbano (Foto: Arquivo)

É um lugar propício para caminhada ou corrida, passeio de bicicleta ou simplesmente contemplação. Leve uma cadeira, câmera fotográfica ou smartphone e aprecie essa paisagem!

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: