Quem me conhece, sabe o quanto gosto de fotos do pôr do sol. Considero um momento especial do dia e normalmente inspirador. Nada melhor do que uma bela paisagem para encerrar uma viagem ou um passeio especial, né?!

Sou tão apaixonado por este horário do dia que tenho em meus arquivos uma média de 2 mil fotos com este tema. E já vi muito o pôr do sol por aí: na África, nas montanhas do Peru e claro aqui no nosso quintal, o Rio Tapajós. Em Santarém (PA) e região, o sol começa a se despedir após às 18h, mas o espetáculo mesmo é por volta das 18h40. Portanto, escolha um dos nossos atrativos turísticos, prepare a câmera ou o celular e aguarde, pois as fotos ficarão incríveis, garanto!

1 – Alter do Chão

Alter do Chão, sempre surpreendente a cada pôr do sol (Foto: Arquivo)

Alter do Chão é o distrito mais conhecido de Santarém. Já falamos de como é bom poder conhecer esta pequena vila, mas o final de tarde pode ser ainda mais surpreendente. Após um bom mergulho no Lago Verde ou no Rio Tapajós, você pode contemplar o pôr do sol na praia da Ilha do Amor. De lá, a visão é privilegiada e com algumas canoas completando o cenário, as fotos serão um verdadeiro cartão postal.

Escolha um cenário e seja criativo (Foto: Arquivo)

Outro lugar bem interessante para assistir este espetáculo da natureza é o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que é um grande píer localizado na vila e nas proximidades da praia do Cajueiro. Muito popular entre os visitantes, o lugar é parada obrigatória para o registro da sua visita ao caribe brasileiro.

3 – Ponta do Cururú

A ponta de areia conhecida como Cururú, fica bem pertinho de Alter do Chão. No verão amazônico é neste lugar que se concentram lanchas e pequenas embarcações que trazem os visitantes para ver a Amazônia em todo seu esplendor. O sol se põe na linha do horizonte, como se mergulhasse nas águas escuras do Tapajós. Se você estiver com sorte, as gaivotas que também frequentam as areias brancas farão um espetáculo à parte.

Para chegar até esta praia existem embarcações saindo do porto de Santarém que podem ser contratadas. A viagem dura em média três horas! Partindo de Alter do Chão, escolha uma das lanchas da Associação Turística Fluvial (Atufa).

3 – Praia de Pindobal

O que dizer dessa foto em Pindobal?! (Foto: Arquivo)

A bucólica praia de Pindobal, em Belterra (PA), fica distante 7 km de Alter do Chão. A estrada é de terra, mas relativamente com boas condições de trafegabilidade. Umas das atrações por lá são as pequenas barracas, confeccionadas em madeira e cobertas com palha, que ficam na beira do rio. Você pode provar Charutinho Frito ou uma Caldeirada de Peixe, observando as pequenas ondas do Tapajós e claro, o pôr do sol.

Assim como na Ponta do Cururú você poderá ver o final de tarde de camarote e na tranquilidade da praia de rio da cidade de Henry Ford na Amazônia.

4 – Praia de Iruçanga

Mesmo em um dia nublado, o sol faz seu espetáculo em Iruçanga (Foto: Arquivo)

Irucança é uma praia que fica localizada também em Belterra (PA) e logo depois da comunidade de Pindobal. Seguindo pela estrada de terra, sentido praia de Porto Novo, você entrará em uma outra estradinha de terra que te leva até a faixa de areia, branquinha, praticamente intocada. No verão, a praia aparece em sua totalidade e o igarapé homônimo é uma boa opção para se refrescar. No inverno, quando o rio sobe, árvores ficam debaixo d’água, formando uma floresta alagada. Mas uma coisa é certa, o sol sempre se apresenta de forma majestosa a partir das 18h.

5 – Orla de Santarém

Voltando para Santarém (PA), não posso deixar de citar o pôr do sol mais democrático da região, digamos assim. A orla da cidade é o lugar onde todos podem observar o crepúsculo diariamente. Seja caminhando ou simplesmente sentado em um dos bancos, a visão é privilegiada! O sol mergulha no Tapajós formando um espetáculo de cores!

Pôr do sol visto do guarda-corpo do trapiche da orla de Santarém (Foto: Arquivo)

Se quiser admirar o final do dia e ainda experimentar uma boa comida típica, visite o Terminal Fluvial Turístico (Trapiche). Por lá também existe uma exposição permanente de artesanato regional que pode ser uma boa alternativa na escolha de presentes para a familiares e amigos!

E aí, vamos ver o pôr do sol no Tapajós?!

Informações:

Associação Turística Fluvial de Alter do Chão – ATUFA
Telefone: (93) 99172-8250

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: