Pouco conhecida ainda entre os visitantes, a Cachoeira Rocha Negra, no bairro Cambuquira, em Santarém (PA), é um pequeno recanto escondido na floresta ao redor da cidade. Para quem gosta de aventura, esse passeio é o ideal, afinal, no caminho existem vários desafios. E a beleza natural desse lugar, realmente encanta!

Para chegar até lá, você deve seguir pela BR-163 (Santarém-Cuiabá), sentindo Serra do Piquiatuba, dobrando à direita na Rua Faustino Costa, logo após a Subestação de Energia da Equatorial. Siga na rua de terra, atravesse a ponte sobre um igarapé, até a entrada do Loteamento Cambuquira, dobrando à esquerda na Estrada da Rocha Negra. Logo à frente haverá uma bifurcação, mantenha à esquerda!  Siga na estrada por cerca de 700 metros e encontrará algumas casas, nesse trecho há uma trilha à direita, o início do caminho até a cachoeira. A partir daí não é mais possível seguir em veículos!

A trilha começa íngreme, com desníveis no terreno e pedras. Siga o caminho e dobre à esquerda (descendo). Antes de chegar na cachoeira há uma outra bifurcação, portanto, dobre à direita e chegará ao destino!

A Cachoeira Rocha Negra é uma queda d’água natural cercada por árvores e um ambiente que nem lembra que estamos há poucos quilômetros da cidade. Refresque-se na água gelada e curta a paisagem!

Dica do FB: Traga todo o lixo que produzir e se encontrar materiais deixados por outros visitantes, recolha e deposite em lugares apropriados!

E mais uma dica: Por ser um ambiente sensível e em constante agressão por pessoas que não respeitam o meio ambiente, a cachoeira deve ser visitada sempre por um grupo pequeno de pessoas, afinal, a área é estreita e o solo argiloso, sendo facilmente danificado por um número grande de visitantes!

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: