Um dos pontos turísticos mais famosos de Santarém (PA), o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, está em primeiro lugar na na plataforma especializada em dicas relacionadas a viagens e turismo em geral, o TripAdvisor. A escolha dessas atrações está baseada nas avaliações feitas pelos usuários da plataforma no período de 12 meses. Vejamos as três primeiras colocadas:

1º – Encontro das Águas

O fenômeno do encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas (Foto: Sidney Oliveira/ Agência Pará)

O Rio Tapajós (Rio de Água Clara, tecnicamente) tem águas escuras, dependendo do dia, tem coloração azul ou esverdeada. Isto acontece por causa da grande quantidade de ácidos orgânicos resultantes da decomposição da vegetação em suas margens. Já o Rio Amazonas (Rio de Água Branca, tecnicamente), tem cor barrenta, por causa do grande número de sedimentos que carrega de sua nascente na Cordilheira dos Andes, no Peru. Portanto, essa diferença de composição, taxa de acidez, a temperatura de fluxo dos rios, velocidade e a densidade evita que os dois rios tenham suas águas misturadas, formando um contraste nítido e bonito de se ver.

Em setembro de 2014, o Governo do Pará reconheceu, através da Lei 8.062, o Encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará.

Veja a avaliação no TripAdvisor.

2º – Orla de Santarém

A orla é o ponto de encontro dos moradores e visitantes. Lugar de atividades físicas no final da tarde e onde o visual do Rio Tapajós apresenta-se espetacular. É de tirar o fôlego!

Final da tarde na orla de Santarém (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)

E para finalizar o dia, nada melhor do que o pôr do sol. Em nossa região Deus foi de uma generosidade enorme e cada final de tarde é uma verdadeira pintura. Tirando as praias, o melhor lugar para apreciar essa dádiva da natureza é no Terminal Fluvial Turístico ou do próprio Trapiche. Vale registrador o entardecer com câmeras ou celulares, não importa o ângulo, será espetacular! E a foto, nem precisa de legenda. Precisa ?!

Veja a avaliação no TripAdvisor.

3º – Catedral de Nossa Senhora da Conceição

A imponente igreja começou a ser construída em 1754 e recebeu grandes modificações em seu projeto original ao longo dos anos. O lugar escolhido não foi à toa pela missão católica portuguesa, ali era um cemitério indígena. O responsável pelas obras foi Monsenhor José Gregório, que foi homenageado com seu nome batizando a praça.

Interior da Catedral e ao fundo o Crucifixo Von Martius no altar (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)

A Catedral da Arquidiocese de Santarém é o prédio mais antigo da cidade que se tem registro. Tem estilo colonial português e hoje é pintada na cor azul. Seu interior abriga a imagem da padroeira, datada de 1759, doada pelo então governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que visitou a região com o objetivo de definir os limites entre os territórios de Portugal e Espanha, seguindo o Tratado de Madri.

Veja a avaliação no TripAdvisor.

 

Na sequência, o TripAdvisor ainda destaca atrações como a Praia de Carapanari, Praia da Pajuçara, Lago do Maicá, Centro Cultural João Fona, Museu Dica Frazão e Rio Arapiuns.

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: