O feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31/05) foi de aventura para 120 pessoas que aceitaram o convite do Diário do FB e Vou Turistando para conhecer a maior área verde conservada de Santarém, o ZooUnama. O Projeto Caminhos da Floresta ganhou uma segunda edição ainda mais divertida e desta vez, com um visual que nos faz esquecer que estamos cercados pela cidade.

O zoológico foi inaugurado em 2007 e possui em sua área 149 hectares de floresta conservada. E não tenho dúvida, se a Unama, não tivesse mantido esta concessão é muito provável que o terreno já tivesse sido invadido ou degradado. Por isso escolhemos este atrativo turístico para visitar!

Concentração dos participantes da trilha Caminhos da Floresta (Foto: Felipe Borges)

Recepcionamos nossos trilheiros e explicamos o projeto e o passo a passo de como seria o passeio. O Educador Físico, Rafael Bruno, fez um aquecimento com a galera e em seguida o Guia Turístico, Paulo Melchior, destacou algumas curiosidades da região amazônica e da floresta. O Secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, esteve presente e falou sobre a importância desta iniciativa para a divulgação e valorização dos atrativos turísticos de Santarém.

Início da trilha Caminhos da Floresta no ZooUnama (Foto: Felipe Borges)

Iniciamos nossa caminhada na floresta conhecendo alguns dos animais que estão expostos no zoológico, como as onças suçuaranas (o segundo maior felino das Américas), um Jacaré-Açú de mais de 4 metros, a ave Jacutinga, os Macacos-Prego e Macacos-Aranha, além das Antas (maior mamífero herbívoro do Brasil) e os Caititus (Porco do Mato).

Os participantes foram divididos em dois grupos (Foto: Felipe Borges)

Dividimos os participantes em dois grupos para visitarem a área mais densa da floresta. Caminhamos por quase 1 km e paramos para ouvir os relatos do guia. A mata ao nosso redor tem árvores altas e muitas palmeiras. E uma curiosidade, você sabia que os cupins são essenciais para o equilíbrio do ecossistema? Não fossem eles, algumas árvores não cairiam, abrindo assim clareiras que possibilitam a entrada da luz do sol, fazendo crescer outras espécies.

Subida do morro (Foto: Felipe Borges)

Concluída a parte didática, partimos para a trilha final. Neste trecho, o terreno é arenoso e com muitas pedras. E assim como na Serra Piraoca, em Alter do Chão, a subida é íngreme. Portanto, foi um trecho com muita atenção! A elevação não chega aos 100 metros, mas tira o fôlego! Nossa paisagem foi um cenário de floresta com a Serra do Índio, no bairro Santarenzinho, ao fundo. Lá do alto, a paisagem que se apresenta é bem diferente da que estamos acostumados, uma Santarém que cerca o verde, onde o zoológico é um oásis que nos permite refletir sobre o nosso meio ambiente. E foi isto que fizemos, destacando para os trilheiros a importância da conservação desta área e que as invasões sejam combatidas com a conscientização da população.

Registro dos 120 aventureiros no alto do morro do ZooUnama (Foto: Felipe Borges)

Destaco que o projeto Caminhos da Floresta, além do turismo e da atividade física, busca mostrar para os aventureiros que podemos visitar lugares, evitando ao máximo danos ambientais e ainda retirando o lixo que encontramos ou produzimos durante o percurso. E fico imensamente contente em ver nos olhos deles que essa experiência transforma. Afinal, só cuidamos daquilo que conhecemos!

Obrigado aos nossos parceiros nesta trilha: Lupo Santarém, BioAtiva Farmácia de Manipulação, Unama e Maximus Burgers & Churrasco. Vocês, assim como nós, acreditam no turismo do Tapajós! E claro, obrigado galera! Até a próxima!

Dica: A visita ao ZooUnama é aberta ao público, mas para conhecer as trilhas você precisa estar acompanhado de um guia que conheça a área. Portanto, se precisar deste tipo de serviço, nossa indicação é a empresa Jackson Dezincourt Tours!

ZooUnama

Rua Belo Horizonte, 10

Matinha – Santarém – Pará

Telefone: (93) 3523-5088

Ingressos: R$ 3

Jackson Dezincourt Tours

Telefone: (93) 99240-1376

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: