Buenos Aires, na Argentina, é o destino internacional favorito dos brasileiros. A terra dos hermanos possui uma diversidade de atrativos turísticos, com a rica história e cultura do país. Já gostava da ideia de conhecer este pedacinho da América Latina e a viagem foi bem empolgante. Os argentinos são simpáticos e estilosos, adoram receber! Então estava praticamente em casa, mas com sotaque espanhol ou “portunhol” para ser mais exato!

O planejamento da viagem foi lendo muitos sites e blogs! Considero isto, inclusive, estratégia essencial antes de embarcar para qualquer destino. É importante conhecer o país pelo olhar de quem já visitou (por isso vocês estão lendo este texto) e acreditem, aproveitei todas as dicas. Então espero poder ajudar vocês com estes seis passeios imperdíveis e o melhor, todos gratuitos!

Caminito

A pequena rua de pedrinhas, no bairro La Boca, é a atração turística mais visitada de Buenos Aires. Caminito, sem dúvida, reúne todos os elementos que os turistas amam: música, bares e restaurantes e claro, as famosas casinhas coloridas que ficam perfeitas nas fotos. É muito provável que durante a visita você presencie uma apresentação de tango a céu aberto. É charmoso e com certeza redera boas histórias de viagens!

Na escada da Casa Havanna, na Rua Caminito

Aproveite e conheça também o estádio La Bombonera, sede do Boca Juniors. Fica no mesmo bairro, a poucos metros de Caminito.

Estátua da Mafalda

Não sei vocês, mas para mim este foi um dos grandes momentos da vigem. A Mafalda estava lá, me esperando na esquina das ruas Chile e Defensa, no bairro San Telmo. Sentada em um banco, a garotinha de 80 centímetros foi instalada neste lugar desde 2009. E em 2014, ganhou a companhia de outros amigos: Susanita e Manolito. Mas evite os dias de feira (aos domingos), pois a fila é gigantesca para uma selfie com ela! É sério, vocês não tem ideia da popularidade desse monumento!

Teve abraço na Mafalda sim!

Mafalda foi criada pelo cartunista Quino, em 1962. Foi pensada inicialmente para uma campanha publicitária, mas acabou sendo cancelada. Foi publicada pela primeira vez apenas em 1964 e conquistou os argentinos e o mundo. É imperdível abraçar a estátua ou improvisar algumas outras poses!

Obelisco

Quem acompanhou alguma novela argentina no SBT, com certeza lembrará do Obelisco de Buenos Aires. Assim como o Cristo Redentor, no Rio, o monumento sempre aparece em tomadas aéreas da cidade.

O Obelisco de Buenos Aires tem 68 metros de altura 

O Obelisco é um monumento histórico, erguido em comemoração aos 400 anos da capital. Foi inaugurado em maio de 1936 e segundo os historiadores, o lugar onde está localizado tem um significado especial. Foi ali, em 1812, na antiga igreja de São Nicolau da Mira, que a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez. Ao redor desse atrativo turístico existem vários telões de LED e uma movimentação intensa de visitantes. E o monumento também tem sido usado como referência em grandes campanhas nacionais, como a luta contra a AIDS. Nestas ocasiões, recebe decoração ou iluminação especial sempre seguindo o tema!

O Obelisco fica no cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Calle Corrientes.

Jardim Botânico de Buenos Aires

O Jardim Botânico foi uma grata surpresa no roteiro. Já estava programado, mas não era prioridade. Mas resolvi visitar, afinal nasci na Amazônia, gosto muito de tudo que for verde! Com uma área de cinco hectares, com mais de 5 mil espécies de árvores e plantas nativas ou de diferentes regiões do mundo, o JBBA reúne uma grande coleção de fontes e esculturas. Há também setores temáticos como o Pátio Francês, Pátio Oriental e o Pátio Romano.

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1898 e desenhado pelo paisagista francês Carlos Thays, autor do traçado de alguns dos espaços verdes mais importantes de Buenos Aires

Localizado no bairro Palermo, o Jardim Botânico possui estufas e conservatórios bonitos e elegantes, praticamente obras de arte! No terreno também funciona a Escola Municipal de Jardinagem e uma biblioteca especializada em botânica.

Entrada Principal: Av. Santa Fé, 3951

Entrada Praza Itália: Av. Las Heras e Av. Santa Fé

Entrada secundária: Rua República Árabe da Síria e Rua Beruti

Horário: Inverno: De segunda a sexta de 8h às 18h. Sábados e domingos 9h30 às 18h. Feriados: 11h às 18h. Verão: De segunda a sexta de 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 19h.

Cemitério da Recoleta

E que tal visitar um cemitério?! Esse passeio com certeza será um dos mais interessantes. Nele estão os mausoléus dos aristocratas argentinos e das grandes personalidades do país. Alguns são inclusive Patrimônios Históricos Nacionais. Entre eles, o da ex-primeira-dama Eva Perón!

É impressionante o trabalho artístico presente no Cemitério da Recoleta. São obras de arte, a maioria em mármore, que transformam a morte em algo singelo. A arquitetura é tão rica que é destaque no mundo todo como referência! Não deixe de fazer o tour guiado, assim ficará conhecendo as lendas deste lugar! Algumas bem assustadoras!

Mausoléu de Eva Perón

O mausoléu mais visitado é o da Evita. O corpo do ícone político do país foi sepultado no túmulo que pertence à família Duarte. Entre os mais requintados ao redor, é uma obra simples e passaria despercebida se não fossem as flores e placas com homenagens!

Av. Junín 1760
Horário: Diariamente das 8h às 18h
Entrada: Gratuita

Flor Metálica

Saindo do Cemitério da Recoleta é só descer uma rua e você chegará até a Floralis Generica. Inaugurada em 2002, a escultura metálica é um atrativo turístico conhecido mundialmente. Foi idealizada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e construída por uma empresa fabricante de aviões militares.

A flor costuma se abrir e fechar de acordo com a luz do sol. Interessantíssimo!

Gostou das dicas de Buenos Aires?! Separei só mais uma aqui! Que tal um City Tour gratuito pela capital da Argentina? O Free Walking Tour visita pontos culturais e históricos de segunda a sábado, com saídas às 11h da Plaza del Congresso, na Av. Rivadavia y Rodriguez Peña. E não se esqueça de pegar os materiais informativos gratuitos sobre a cidade, como mapas e guias! Você encontrará nos Centros de Informações Turísticas (CIT) e nos aeroportos.

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: