Essa é a Lagoa Azul, localizada no pé da Serra Diamantino, em Santarém (PA). O lugar recebeu esse nome por causa da coloração da água que possui tons azulados ou esverdeados, dependendo da posição do sol e da vegetação ao redor. É o destino certo de ciclistas e trilheiros que aproveitam as águas geladas para relaxar após a atividade física.

Dica do FB: O igarapé fica em uma propriedade privada, assim as visitas devem sempre considerar isso, fique atento e faça contato prévio com os proprietários. Leve também frutas, água e alimentos, pois não existe esse tipo de serviço nas proximidades!

A reserva Lagoa Azul está localizado na PA-370 (Rodovia Curuá-Una) à direita, logo após a entrada da Chácara Diamantino. É preciso percorrer ainda uma trilha por cerca de 2 km (assista o vídeo) para ter acesso ao balneário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FBViagens|Turismo|Trilhas (@fabiobarbosafb) em

Antigamente existia uma casa e uma ponte sobre as águas da “lagoa”, mas o lugar foi abandonado. É importante sempre lembrar que esse ambiente é sensível e não deve ser visitado em grupos grandes. Não jogue lixo, nem altere qualquer coisa ao redor, em especial, a vegetação aquática que compõe o cenário natural. As fotos ficam incríveis!

Claro que aproveitei o passeio, né?

Por falar em igarapé de água transparente, você conhece Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós? Clica qui!

Saiba como chegar na Lagoa Azul no Google Maps:

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: