Praça Mauá e ao fundo Museu de Arte do Rio
Museu de Arte do Rio visto na revitalizada Praça Mauá

Dizer que o Rio de Janeiro continua lindo é o clichê mais verdadeiro de qualquer viagem. A cidade se reinventou ao longo dos últimos anos e ficou ainda mais maravilhosa. Ganhou novos espaços públicos, novas atrações turísticas e continua a encantar todos os visitantes, até aqueles que já a conhecem bem.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0Kfm0blNGhI&w=560&h=315]

Viajar para o Rio é uma missão anual. Depois de cinco anos morando lá, não tenho receio em dizer que me sinto em casa! Afinal, como escreveu Vinicius de Moraes “ser carioca é antes de mais nada um estado de espírito”. Mas confesso que ao desembarcar no Aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlos Jobim (Galeão), tive a sensação de desconhecer o que encontraria pela frente. Tudo mudou! E estas mudanças são visíveis, desde a fachada dos prédios que se renovaram até as avenidas, que ganharam pontes sobre a Baía da Guanabara, na região da Maré.

Logo na chegada quis rever Copacabana! A praia mais famosa do Brasil tem opções para todos os gostos e bolsos. Dos restaurantes na orla até os quiosques, vale muito a pena pedir uma cerveja gelada (se for verão) e um petisco, apreciar a paisagem e tirar muitas fotos. Todos os ângulos disponíveis são incrivelmente deslumbrantes. Sente-se ao lado de Carlos Drummond de Andrade, converse e registre tudo! Visite o Forte de Copacabana e prove pelo menos uma das delícias do cardápio da Confeitaria Colombo. Vale a pena também conhecer, mesmo do lado de fora, o Copacabana Palace. O hotel tem arquitetura francesa e sem dúvida, é um símbolo de sofisticação e requinte. O vídeo abaixo, do site Expedia resume esse meu amor! Assistam! 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ieWNzZPfZzk&w=560&h=315]

Do lado de Copa, não muito distante, está Ipanema. Por lá o espaço é disputado no verão. Em dias quentes não será possível ver a areia, apenas uma imensidão de guarda-sóis. É imperdível tirar foto com a estátua do maestro Tom Jobim e ver o pôr do sol, com direito a aplausos, na pedra do Arpoador. Para quem gosta de artes, a Casa de Laura Alvim é um centro cultural na Avenida Vieira Souto, com exposições, espetáculos de teatro e cinema. Bares e restaurantes também tem aos montes, meu preferido é Frontera, que fica na Avenida Visconde de Pirajá, uma das ruas mais importantes para quem gosta de moda. Ah, não deixei de visitar as lojas de grifes por lá!

É impossível falar de Ipanema, sem lembrar do Fasano. O hotel, de estrutura metálica e madeira, têm a vista mais bonita e disputada da praia. A piscina, na cobertura, é um pequeno éden da sociedade carioca e de turistas ávidos por exclusividade. Entrar lá requer estar hospedado ou convite especial do gerente. Entre muitas opções de drinks, experimente a caipirinha. É tipicamente brasileira, sabor para turista provar e gostar!

FB na Piscina do Hotel Fasano
Visitei a piscina do Fasano e claro, experimentei os driks!

Ainda na zona sul é obrigatório uma passagem pelo Shopping Leblon. Quem quiser investir na programação teatral, não faltam opções. O Teatro Oi Casagrande é o meu favorito! Recebe normalmente grandes espetáculos e os musicais de sucesso. Antes de programar a sua viagem, veja as atrações que estão em cartaz. No mesmo bairro, ainda existe o Teatro do Leblon, com três salas e muitas opções de peças. Se for mais esportista, alugue uma bicicleta do Itaú e pedale ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas. O passeio lhe dará inspiração! De lá é possível ver o Morro Dois Irmãos e o Corcovado. E não posso esquecer claro, do Jardim Botânico! Dedique uma manhã inteira para passear pelos jardins e leve a câmera carregada, pois serão muitos os registros!

Jardim Botanico
Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Depois de rever o que já conhecia do Rio, resolvi descobrir o novo. E a primeira parada foi na Cinelândia, que tem esse nome por causa da antiga quantidade de cinemas que teve no século passado. Lá, é impossível não se impressionar com a arquitetura do Theatro Municipal e com a nova Avenida Rio Branco, que reformada, se transformou em um grande boulevard, com a charmosa passagem e estações dos trens do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos). Esse caminho encerra com uma grande surpresa, na revitalizada Praça Mauá. O espaço, antes sufocado por um viaduto, está completamente diferente e com novas atrações, como o Museu de Arte do Rio e o majestoso Museu do Amanhã. E ainda tem o maior aquário da América Latina, o AquaRio!

Museu do Amanhã
O moderno Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava

Se você já conhece o Rio, vale a pena redescobrir. Se for pela primeira vez, terá a chance de visitar tudo e arrisco dizer, voltará encantado! A cidade já era maravilhosa, agora é parada obrigatória para quem quiser sentir-se um pouquinho carioca!

Texto publicado originalmente na Revista Vox S / A.

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: