O assunto mais comentado do início do ano, sem dúvida, é o carnaval. Aliás, no Brasil o ano só começa realmente depois dessa festa popular. E no oeste do Pará, para quem quer aproveitar muito esse tempo de serpentina e confete (e amido de milho!) existe uma cidade que se transforma em alegria, com tradições carnavalescas e muita diversão: Óbidos!

Dica do FB: É comum o uso de amido de milho para “sujar” os brincantes durante os blocos!

E se você é como eu, já deve estar se programando para a viagem de carnaval, não é mesmo? Portanto, arrume as malas e vem, que listei cinco motivos para você passar o carnaval em Óbidos, no Carnapauxis!

Simbolismos e Tradição

Mascarado Fobó, símbolo maior do Carnapauxis (Foto: Tamara Saré/Agência Pará)

Carnaval por aqui é coisa séria! Com tradição, história e muitos simbolismos, a festa em Óbidos tem identidade própria, através da figura do Mascarado Fobó. O personagem tem traços de origem portuguesa, vestindo um macacão colorido (normalmente confeccionado em chita) chamado de “dominó”, máscaras de papelão feitas por artesões e um capacete cônico de cartolina com tiras de papel ou fitas coloridas.

O Carnapauxis é Patrimônio Cultural do Estado do Pará!

Hospitalidade

A cidade tem pouco mais de 51 mil habitantes (segundo o IBGE em 2018) e tenha uma certeza, os obidenses sabem receber bem que vem de fora. Os foliões que vem das cidades vizinhas, de outros estados ou países, são bem recebidos com uma boa comida típica, aquela cervejinha gelada e uma cachacinha de jambú (experimente!). Com muito bom humor e alegria estampada no rosto é um convite irrecusável ser Pauxis por alguns dias e aproveitar a festa!

Dica do FB: O termo Carnapauxis faz referência aos índios Pauxis, que habitavam o lugar antes da chegada dos portugueses.

Só para você ter ideia, nesta época do ano as famílias recebem os visitantes nas próprias casas. Hotéis e pousadas ficam lotados e se decidir ir em cima hora, faça amizade logo com um morador para garantir pelo menos um armador de rede!

A Diversidade dos Blocos

Folia de multidões (Foto: Mauro Pantoja)

Quando escrevo “diversidade” é no sentindo literal da palavra, viu?! O Carnapauxis tem bloco de carnaval e folia para todo mundo. Toca de tudo um pouco, sempre destacando as famosas marchinhas que embalam os foliões pelas ladeiras da cidade.

Os blocos oficiais são: Bloco Vai ou Raxa, Bloco Mirim, Bloco Serra da Escama, Bloco Águia Negra, Bloco Xupa Osso, Bloco Unidos do Morro e Bloco das Virgens.

E não importa sua cor, seu credo, sua orientação sexual, o que importa em Óbidos é ser feliz e o respeito ao outro é uma das bandeiras da festa. Tanto quem vem de fora, como quem já mora na cidade, curte o Carnapauxis sempre compartilhando a tolerância, afinal carnaval bom é sem assedio, preconceito ou discriminação!

Baixo Custo

Melhor parte, né?! Aproveitar o Carnapauxis não custa caro! Mesmo sendo um feriado nacional é possível encontrar hospedagem barata, mas procure com antecedência! Uma boa dica é juntar a turma e alugar uma casa ou apartamento. Vale a pena!

Alimentação também não é problema! Nesta época do ano, além dos restaurantes, muitas famílias resolvem incrementar a renda vendendo alimentos nas próprias casas ou nas proximidades do Fobódromo (Praça Sesquicentenário), onde acontece a festa. E com transporte você gastará praticamente nada, já que na cidade tudo é relativamente perto.

Dica do FB: O mais longe que você irá é o Balneário Curuçambá, um igarapé para se refrescar e tirar a ressaca dos dias de folia!

Folia, Folia e Folia!

Já citei a diversidade dos blocos do Carnapauxis. Além das marchinhas, os blocos também são levados por trios elétricos com os mais variados ritmos, todos para agitar os foliões. Tocam das músicas da Bahia até os clássicos, como Balão Mágico. No Bloco das Virgens os homens se vestem de mulher, um verdadeiro desfile de descontração e muita criatividade!

Os moradores de Óbidos são os grandes protagonistas dessa festa, realizando anualmente e vivendo todos os dias de folia com intensidade! Acompanhar o ritmo é um desafio, portanto tome energético que essa gente gosta de festa!

Vale qualquer fantasia, o importante é participar da festa e Óbidos (Foto: Rômulo Viana)

Pronto! Já dei o lugar e os motivos. Vamos passar o carnaval em Terras Pauxis?!

Como chegar em Óbidos?

De avião, o aeroporto mais próximo é o Maestro Wilson Fonseca, em Santarém (PA).

Barcos e Lanchas saem diariamente do Porto de Santarém (PA) com destino à Óbidos. 

Lancha: Viação Tapajós

Onde Ficar Hospedado?

Hotel Amazônia Center 
Rua Deputado Raimundo Chaves, 55

Telefone: (93) 3547-1815

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: