A cidade de Óbidos, na região oeste do Pará, é uma das mais antigas da Amazônia. Em suas ruas a história está presente nos casarões que marcam a influência da colonização portuguesa. Mas nos primeiros meses do ano, o que chama atenção mesmo são os blocos do carnaval, conhecido como Carnapauxis, numa referência aos índios Pauxis, que habitavam o lugar

Boa parte dos brincantes se veste com máscaras confeccionadas artesanalmente, são os Mascarados Fobós, que só existem lá! É uma tradição que passa de pai para filho, um legado artístico e cultural que faz este carnaval ser ainda mais peculiar. Assista aqui a reportagem que fiz para a TV Tapajós (Globo) em 2014.

blocoxupaosso-tamarasar25c325a92
Bloco Xupa Osso, um dos mais tradicionais do Carnapauxis (Foto: Tamara Saré/ Agência Pará)

Com quase 50 mil habitantes e uma calmaria típica do interior, a cidade se transforma. Hotéis, pousadas e até as casas das famílias recebem os visitantes. É uma grande confraternização ao som de marchinhas e músicas próprias dos blocos, que são compostas especialmente para a festa mais popular do país.

blocoxupaosso-tamarasar25c325a9
Alegorias dos blocos do Carnapauxis (Foto: Tamara Saré/ Agência Pará)

Para quem já visitou o carnaval de Olinda – em Pernambuco, ou de Ouro Preto – em Minas Gerais, será fácil encarar as ladeiras de Óbidos. A folia rola solta entre subidas e descidas, encerrando sempre no Fobódromo, o local com camarotes, arquibancadas e palco, onde os blocos fazem festa até a madrugada.

Turistas de todos os cantos do país vêm conhecer este carnaval. Para chegar até a cidade é preciso viajar de barco ou lancha, uma aventura à parte, afinal bandas já vêm animando os passageiros durante o trajeto. O porto recebe até decoração neste período, tudo para receber os visitantes já no clima do Carnapauxis!

Receptividade é uma das marcas registradas da cidade. Então, vale a pena conhecer! Partiu Óbidos?!

Blocos do Carnapauxis

  • Bloco Vai ou Raxa
  • Bloco Mirim
  • Bloco Serra da Escama
  • Bloco Águia Negra
  • Bloco Xupa Osso
  • Bloco Unidos do Morro
  • Bloco das Virgens

Como chegar em Óbidos?

De avião, o aeroporto mais próximo é o Maestro Wilson Fonseca, em Santarém (PA).

Barcos e Lanchas saem diariamente do Porto de Santarém (PA) com destino à Óbidos. 

Lancha: Viação Tapajós

Onde Ficar Hospedado?

Hotel Amazônia Center 
Rua Deputado Raimundo Chaves, 55

Telefone: (93) 3547-1815

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: