Vocês sabem que sou admirador da Família Real Britânica, né? E com o objetivo de recordar e divulgar o turismo regional, em especial Alter do Chão (PA), criei um marco histórico no Google Maps, destacando o lugar exato onde o Príncipe Charles embarcou em 14 de março de 2009, durante a visita ao Brasil. A escadaria, na orla da vila balneária, foi nomeada de Prince Charles Boarding e pode ser avaliada de maneira colaborativa e encontrada nas buscas do Google, além de agrupar informações relevantes sobre a visita do herdeiro do trono britânico à Amazônia.

Leia também: Um Príncipe no Caribe da Amazônia

Cercado de olhares curiosos dos moradores e visitantes, como mostra o registro de Zé Rodrigues (foto destaque), Charles caminhou rapidamente pela orla e desceu as escadas (veja o lugar exato no mapa abaixo) até a embarcação que o levou até a comunidade de Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona), no município de Belterra. Durante o percurso dialogou com políticos, pesquisadores e lideranças locais e por lá, conheceu a iniciativa de atendimento médico do Projeto Barco Saúde & Alegria e fez uma breve caminhada pela floresta.

Os comunitários de Maguari têm no artesanato uma das principais fontes de renda. A partir do latéx, matéria-prima da borracha, artesãos constroem miniaturas, enfeites e acessórios (bolsas, colares, pulseiras etc). O resultado deste trabalho foi mostrado ao príncipe que, também ensaiou alguns passos de carimbó, ritmo característico do Pará.

Depois de quase 20 anos, o príncipe retornou ao Pará, onde esteve em 1991, ocasião em que visitou a Serra dos Carajás.

“Os marcos históricos são de grande importância para o turismo, significam uma mudança de paradigma em uma sociedade. É um como se fosse o palco de um grande acontecimento que marca a história local ou mundial. Esses ambientes recebem visitas, geram interesse ou curiosidade nos visitantes que buscam conhecer sobre a memória do destino turístico. E sem dúvida, receber o futuro monarca do Reino Unido é algo a ser lembrado, senão fisicamente com um monumento, ao menos na internet”.

A iniciativa também ganhou destaque em outros veículos de imprensa:

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: