O Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), localizado no Oeste do Pará, foi escolhido como um dos 25 patrimônios mundiais a serem apoiados pelo 2022 World Monuments Watch. De acordo com a Agência Museu Goeldi, o anúncio aconteceu no dia 01 de março de 2022.

Leia mais: Conheça o Parque Estadual Monte Alegre

Realizada a cada dois anos pelo Fundo Mundial de Monumentos (WMF), a escolha é voltada a espaços com valor patrimonial extraordinário e que enfrentam desafios urgentes. A seleção foi feita a partir de uma chamada que recebeu mais de 225 inscrições. Elas passaram por análise criteriosa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), que juntamente a um painel independente de especialistas internacionais fez a seleção final.
A indicação de Monte Alegre foi resultado do relatório coordenado pelos arqueólogos Edithe Pereira (MPEG) e Claide Morais (UFOPA) em parceria com a plataforma Cipó.

Centro de Visitação do Pema visto da Serra da Lua (Foto: Arquivo)

O Pema é o único monumento brasileiro na lista de 2022 da WMF, além dele também foram escolhidos outros monumentos localizados em 24 países diferentes e que, de acordo com os organizadores do prêmio, apresentam desafios que precisam ser enfrentados para melhorar a vida de suas comunidades e ajudá-las a se adaptar para o futuro. Entre esses desafios estão o aquecimento global, a sub-representação, o turismo desequilibrado e a ocorrência de crises (sejam conflitos humanos ou desastres naturais).

O Fundo Mundial de Monumentos (WMF) é uma organização não governamental dedicada a catalogação e conservação do patrimônio cultural mundial. A organização tem sede em Nova York, nos Estados Unidos e escritórios no Camboja, na Índia, em Portugal, na Espanha, no Peru e no Reino Unido. Foi criada em 1965 e desde então promoveu ações de catalogação e preservação do patrimônio em mais de 700 localidades em 112 países.

Sobre o PEMA

O Parque Estadual Monte Alegre faz parte da Área de Proteção Ambiental Paytuna e por causa disso é necessário pedir autorização (sem burocracia) ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão da área de conservação.

Ideflor-Bio – Escritório Regional Santarém

Endereço: Av. Rosa Passos 525 – Prainha. CEP: 68020-730

Telefone: (93) 8804-2073/ (93) 3524-6121

www.ideflorbio.pa.gov.br

 

Com informações de Joice Santos, Uriel Pinho e WMF

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: