O projeto Caminhos da Floresta, dos blogs Diário do FB  e Vou Turistando, promoveu neste dia 29 de janeiro a primeira trilha de 2022. O dia estava nublado, mesmo assim, seguindo todos os cuidados com segurança e visitamos a Lagoa Azul, localizada na Serra Diamantino, em Santarém (PA). As fotos são do nosso parceiro Arthur Azulino!

Nesta edição, ainda tivemos a presença dos alunos do curso de Guia de Turismo da Escola Técnica do Estado do Pará (EETEPA), uma parceria importante que consolida o projeto como referência acadêmica na pauta do turismo regional. Foi um honra recebê-los!

Fazer turismo, significa muito além do que se deslocar de um local ao outro. O Curso Técnico em Guia de Turismo da Eetepa Santarém, tem essa preocupação com o nosso corpo discente, traduzindo na política de práticas educacionais, utilizando nosso sistema de ensino e as parcerias institucionais através das empresas e projetos voltado para a prática do turismo, fins de proporcionar uma interação entre escola, os projetos e a comunidade. O projeto Caminhos da Floresta desenvolve suas atividades pautadas no turismo sustentável, em uma maneira que utiliza suas ações pra que a sociedade local possa conhecer os nosso atrativos sempre pautados no respeito a cultura local e o meio ambiente, com uma forte ação de conservação desses espaços, dando protagonismo ao destino e as suas características.

(Mourrambert Flexa, professor e coordenador do curso)

Leia também: Você conhece a Lagoa Azul?

Alunos do curso de Guia de Turismo da Escola Técnica do Estado do Pará acompanharam o projeto (Foto: Arthur Azulino)

A trilha, saindo do ponto de ônibus do Mararu, na PA-370, tem cerca de 2,5 km é frequentada normalmente por trilheiros e ciclistas, porém, alguns dos visitantes acabam deixando lixo no local, o que prejudica todo o ambiente ao redor da Lagoa Azul.  Nossa ideia é conservar e justamente por isso, visitamos e realizamos essa ação ambiental. É preciso ter consciência galera!

Infelizmente, encontramos muito lixo no ambiente e recolheu os resíduos deixados por outros visitantes, entre eles, garrafas plásticas e de vidro, latas de cerveja e pacotes de biscoitos. Limpamos o que conseguimos!

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: