O Carnapauxis, em Óbidos (PA), é considerado patrimônio cultural do Estado do Pará. Sem dúvida, umas das festas populares mais icônicas e tradicionais da Amazônia e claro, uma oportunidade para você conhecer a cultura e história da cidade.

Turistas de todos os lugares vêm conhecer este carnaval. O principal meio de transportes por aqui são barcos ou lanchas que partem em sua maioria de Santarém (PA) ou Manaus (AM). A viagem é uma experiência à parte, afinal bandas já vêm animando os passageiros durante o trajeto. O porto de Óbidos recebe uma decoração especial neste período, tudo para receber os visitantes já no clima, com bandinhas e tudo!

Mascarado Fobó

Mascarado Fobó, símbolo maior do Carnapauxis (Foto: Tamara Saré/Agência Pará)

O Mascarado Fobó é o grande símbolo da festa. Caracterizado pelas máscaras artesanais e as roupas coloridas, o personagem guarda a tradição da cidade e um certo ar de mistério, afinal, ninguém sabe ao certo quem se esconde por trás da fantasia.

Como chegar?

Santarém (PA) é o portão de entrada para a região Oeste do Pará, através do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. É comum a conexão em Belém (PA), Manaus (AM) ou Brasília (DF).

Barcos saem diariamente do Porto de Santarém com destino à Óbidos, a viagem dura cerca de 4 horas. Lanchas também fazem esse percurso, neste caso, com viagens diárias pela Viação Tapajós.

Onde se hospedar?

Uma viagem como essa precisa de programação! A rede hoteleira da cidade ainda é pequena, formada por hotéis e pousadas, empreendimentos de pequeno porte. Portanto não deixe para reservar de última hora!

Em relação à hospedagem, o ideal é não ficar muito longe de onde está o movimento do carnaval, neste caso, o Fobódromo (Praça Sesquicentenário), no Centro. É neste espaço que os blocos encerram suas apresentações e onde a festa de fato acontece.

O carnaval de rua é ótimo para se jogar na folia. E o melhor? Festa gratuita!

Quais são os blocos?

  • Bloco Vai ou Raxa
  • Bloco Mirim
  • Bloco Serra da Escama
  • Bloco Águia Negra
  • Bloco Xupa Osso
  • Bloco Unidos do Morro
  • Bloco das Virgens
Fobódromo, o lugar onde a festa acontece (Foto: Mauro Pantoja)

Dinheiro ou cartão?

Óbidos não possui caixas eletrônicos 24 horas, portanto a opção de saque está nas agências da Caixa, Bradesco, Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Recomendo então levar dinheiro para a viagem, afinal no período de carnaval a demanda é grande e os caixas podem ficar sem dinheiro. Nos estabelecimentos que usam máquinas de cartão é comum o sinal de internet cair, então esteja prevenido!

Sinal de internet

A única operadora de telefonia móvel com sinal relativamente bom em Óbidos é a Vivo. Claro e Tim costumam ficar offline. Nos hotéis e pousadas há wifi, porém o sinal pode ficar fraco em dias mais movimentados.

O que visitar?

Homônima de uma cidade lusitana que fica distante cerca de 95 km de Lisboa, a nossa Óbidos tem semelhanças icônicas, como as muitas ladeiras e ruas estreitas, cercadas por casas em estilo colonial. Muitas, ainda habitadas por famílias tradicionais! Visite o Forte Pauxis, a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Quartel, o Mercado Municipal e a Serra da Escama (trilha leve com vista privilegiada do Rio Amazonas).

Pátio da Fortaleza Pauxis (Foto: João Canto)

Que cuidados devo tomar?

Cuidado nunca é demais, mas não se preocupe, Óbidos é uma cidade considerada segura. E no período do Carnapauxis o policiamento é intenso através da Polícia Militar. Considere:

  • Levar bolsas pequenas, como doleiras ou pochetes para guardar itens básicos, como dinheiro (de preferência trocado), cartões e celular;
  • Carregador portátil será muito útil para não ficar incomunicável no meio da folia;
  • Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas;
  • Cuidado com o seu copo (de preferência Eco Copos do Carnapauxis) e não aceite bebidas de desconhecidos, né? Aliás, essa dica vale para qualquer viagem!
  • Se perceber alguma briga ou confusão, saia de perto até a situação ser resolvida;
  • Respeite as pessoas, em especial neste período de carnaval onde a liberdade é palavra de ordem. Não é sempre não!

Posso ir fantasiado?

O colorido das fantasias carnavalescas nas ruas de Óbidos (Foto: Mauro Pantoja)

Mas é claro! Os blocos oficiais oferecem abadás com preços populares, mas a criatividade é super bem vinda! Longe de ser um mero detalhe, estar fantasiado no Carnapauxis vai te fazer entrar no clima e se divertir ainda mais!

Caso não tenha tempo para comprar ou produzir fantasias muito elaboradas, pode comprar em uma das lojas da cidade, a maioria está preparada com alguma opção interessante de mascaras e fantasias.

Sozinho ou Acompanhado?

Todo mundo acaba se conhecendo no Carnapauxis. Essa interação inclusive é algo que considero único, autentico mesmo em Óbidos. Quando estiver no bloco, seja simpático, o resto acontece naturalmente. Os Obidenses geralmente são excelentes anfitriões e divertidos, ainda mais essa época do ano!

A Amazônia é quente!

Mesmo para quem nasceu na Amazônia, o clima quente e úmido, continua sendo algo relevante todos os dias. Então prepara-se, pois é quente mesmo! Então é sempre bom:

  • Usar bastante protetor solar;
  • Beber bastante água;
  • Usar roupas leves e confortáveis;
  • Proteger os olhos com óculos de sol e a cabeça, com chapéus.

 

E aí, gostou das dicas? Partiu Carnapauxis?

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: