O nosso Rio Tapajós é incrível, mas o Rio Arapiuns consegue ser mais ainda. Apesar de distante essa região da Amazônia, pouco conhecida, tem águas transparentes e praias surpreendentes. E sem exageros, a beleza desse lugar conquista, nos faz sentir uma sensação tão boa, algo bem pessoal, conexão com a natureza mesmo! A convite da empresa Gledson Turismo fui viver a experiência de visitar a Ponta Grande do Arapiuns pela primeira vez.

Leia também: Saiba como alugar um catamarã para passeios e festas

Partimos do porto do Iate Clube, em Santarém (PA), na Balsa Fofura. No trajeto já é possível ir apreciando as praias que contornam as margens do Tapajós. Atravessamos para o Rio Arapiuns e nessa hora, por causa do vento da manhã, as águas estavam um pouco agitadas (normal, viu!). São 2h de viagem em média, dependendo do porte e velocidade do barco/lancha.

Ao avistar a Ponta Grande a paisagem já é impressionante. É uma longa faixa de areia branca, com água dos dois lados, um dos atrativos naturais mais peculiares da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, uma das maiores áreas de conservação ambiental da Amazônia, que abrange os municípios de Santarém e Aveiro, com 677.513,24 hectares.

Dica do FB: Antes de visitar a Resex, conheças as regras de visitação na página do ICMBio.

Parece um deserto, né? São as areias brancas da Ponta Grande do Arapiuns (Foto: Arquivo)

Sabe aquela sensação de pertencimento? Aqui você encontra: feche os olhos, sinta o vento no rosto, ouça os pássaros e simplesmente contemple. Para onde olhar, a natureza te mostrará o quanto é singela.

O barquinho ancorado virou cenário, lindo, né?

É um afluente cheio de encantos próprios, um cenário espetacular para fotos e vídeos incríveis. Todo visitante da região precisa conhecer essas praias, sem dúvida. É o turismo de experiência que tanto falamos e que faz diferença total nas memórias pós viagem.

E sabe o que é melhor? A empresa Gledson Turismo leva cadeiras, mesas, guarda sol, tudo que você precisa para aproveitar a praia e o Rio Arapiuns. Com lanche e almoço saborosos!

Encerramos nosso dia navegando novamente, agora para a Ponta do Icuxi, também no Rio Arapiuns. E que pôr do sol (assista o vídeo do Instagram)!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Pôr do sol na Ponta do Icuxi, Rio Arapiuns 🌅 Santarém (PA) #sunset #mtur #redescobriropará #latamgram

Uma publicação compartilhada por FBViagens|Turismo|Trilhas (@fabiobarbosafb) em

 

Gledson Turismo

Telefone: (93) 99134-3751

Instagram: @gledsonturismo

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: