O feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31/05) foi de aventura para 120 pessoas que aceitaram o convite do Diário do FB e Vou Turistando para conhecer a maior área verde conservada de Santarém, o ZooUnama. O Projeto Caminhos da Floresta ganhou uma segunda edição ainda mais divertida e desta vez, com um visual que nos faz esquecer que estamos cercados pela cidade.
O zoológico foi inaugurado em 2007 e possui em sua área 149 hectares de floresta conservada. E não tenho dúvida, se a Unama, não tivesse mantido esta concessão é muito provável que o terreno já tivesse sido invadido ou degradado. Por isso escolhemos este atrativo turístico para visitar!
Recepcionamos nossos trilheiros e explicamos o projeto e o passo a passo de como seria o passeio. O Educador Físico, Rafael Bruno, fez um aquecimento com a galera e em seguida o Guia Turístico, Paulo Melchior, destacou algumas curiosidades da região amazônica e da floresta. O Secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho, esteve presente e falou sobre a importância desta iniciativa para a divulgação e valorização dos atrativos turísticos de Santarém.
Iniciamos nossa caminhada na floresta conhecendo alguns dos animais que estão expostos no zoológico, como as onças suçuaranas (o segundo maior felino das Américas), um Jacaré-Açú de mais de 4 metros, a ave Jacutinga, os Macacos-Prego e Macacos-Aranha, além das Antas (maior mamífero herbívoro do Brasil) e os Caititus (Porco do Mato).
Dividimos os participantes em dois grupos para visitarem a área mais densa da floresta. Caminhamos por quase 1 km e paramos para ouvir os relatos do guia. A mata ao nosso redor tem árvores altas e muitas palmeiras. E uma curiosidade, você sabia que os cupins são essenciais para o equilíbrio do ecossistema? Não fossem eles, algumas árvores não cairiam, abrindo assim clareiras que possibilitam a entrada da luz do sol, fazendo crescer outras espécies.
Concluída a parte didática, partimos para a trilha final. Neste trecho, o terreno é arenoso e com muitas pedras. E assim como na Serra Piraoca, em Alter do Chão, a subida é íngreme. Portanto, foi um trecho com muita atenção! A elevação não chega aos 100 metros, mas tira o fôlego! Nossa paisagem foi um cenário de floresta com a Serra do Índio, no bairro Santarenzinho, ao fundo. Lá do alto, a paisagem que se apresenta é bem diferente da que estamos acostumados, uma Santarém que cerca o verde, onde o zoológico é um oásis que nos permite refletir sobre o nosso meio ambiente. E foi isto que fizemos, destacando para os trilheiros a importância da conservação desta área e que as invasões sejam combatidas com a conscientização da população.
Destaco que o projeto Caminhos da Floresta, além do turismo e da atividade física, busca mostrar para os aventureiros que podemos visitar lugares, evitando ao máximo danos ambientais e ainda retirando o lixo que encontramos ou produzimos durante o percurso. E fico imensamente contente em ver nos olhos deles que essa experiência transforma. Afinal, só cuidamos daquilo que conhecemos!
Obrigado aos nossos parceiros nesta trilha: Lupo Santarém, BioAtiva Farmácia de Manipulação, Unama e Maximus Burgers & Churrasco. Vocês, assim como nós, acreditam no turismo do Tapajós! E claro, obrigado galera! Até a próxima!
Dica: A visita ao ZooUnama é aberta ao público, mas para conhecer as trilhas você precisa estar acompanhado de um guia que conheça a área. Portanto, se precisar deste tipo de serviço, nossa indicação é a empresa Jackson Dezincourt Tours!
ZooUnama
Rua Belo Horizonte, 10
Matinha – Santarém – Pará
Telefone: (93) 3523-5088
Ingressos: R$ 3
Jackson Dezincourt Tours
Telefone: (93) 99240-1376