Visitar Manaus (AM) é uma experiência única que mistura a imensidão da floresta amazônica com os resquícios da rica história do Brasil. O ponto alto de qualquer viagem a esta cidade, sem dúvida, é contemplar a obra mais famosa da capital amazonense, o suntuoso Teatro Amazonas.

Visto do Largo de São Sebastião, o prédio mostra toda a sua exuberância e rende excelentes fotos. As escadarias são feitas de pedra e existe um certo saudosismo no ar, os casarões ao redor, tudo inspira história. Algo que tenho certeza que muitos adorariam ter presenciado!

Foto clássica do Teatro Amazonas, visto do Largo de São Sebastião

Inaugurado em 1869, o prédio foi construído durante o ciclo da borracha e possui um estilo considerado tipicamente renascentista com detalhes ecléticos, cheio de referências da arquitetura europeia e um toque bem regional. A cúpula tem as cores da bandeira brasileira e a vitrais, um luxo só! A privilegiada situação econômica da então Província do Amazonas tornou possível a implantação na cidade de projetos audaciosos, dos quais o teatro é o exemplo mais expressivo. A visão futurista do governador Eduardo Ribeiro deu impulso à nova face urbanística de Manaus, que ainda hoje resiste ao tempo e pode ser admirada pelos visitantes.

O Teatro Amazonas personifica um contraste: uma construção rica em detalhes, com pompa e circunstância, no meio da rusticidade e complexidade da floresta amazônica.

Dica do FB: Faça a visita guiada! É uma viagem no tempo!

Escadaria de pedra do Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, desde a sua inauguração, é palco de espetáculos: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras etc. É um lugar de memória, de patrimônio cultural história!

Horário de visitação:

De terça a sábado das 09h às 17h. As visitas guiadas ocorrem durante todo o dia e custam R$20.

Endereço e contato

Av. Eduardo Ribeiro, 659 Centro, CEP: 69.010-001.

Telefones: (92) 3622-1880 / 3622-2420

Bilheteria: 3232-1768

Email: direcao_ta@culturamazonas.am.gov.br

http://www.cultura.am.gov.br/teatro-amazonas/

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: