Ganhei minha primeira bicicleta em 1999 e pedalar sempre foi uma paixão!

Em 2016 retornei para esta atividade pedalando na bike do meu amigo Tarcys. Foi bom demais! A minha primeira aventura, digamos assim, foi ir até o Aeroporto de Santarém, gastando 2h (ida e volta) e percorrendo cerca de 10 km.

Após um período novamente sem pedalar, peguei emprestada a “Black Stone”, da Safira (a rainha do Pedal santareno) e fui conhecer vários lugares. Entre eles, a Serra do Saubal, no bairro da Nova República. A vista mais bonita de Santarém (PA)!

Enquanto isso estava pesquisando um modelo de bicicleta para comprar. Foram meses e meses entrando em sites especializados, conversando com amigos que pedalam e conhecendo um pouco mais sobre este universo das duas rodas. E a cada pesquisa, mais rápido queria escolher a bicicleta! Mas, fui com calma!

Por indicação da minha amiga mineira Joana Lobato conheci a On Off Store, loja com sede em Lagoa da Prata (MG) que vende bicicletas, peças e acessórios para todo o Brasil. A equipe foi super atenciosa comigo e enfim cheguei ao modelo, uma Sense Fun 2018. Minha escolha foi baseada no preço (claro!) e por ser uma bike que atende a finalidade de encarar trilhas leves e o asfalto!

Minha Sense Fun

Apaixonei pela bicicleta desde a primeira vez que vi a imagem no site e conhecendo a fabricante, a Sense Bike, a escolha foi muito mais fácil. Minha ideia sempre foi comprar um produto que tivesse essa conexão com o nosso país e nada melhor do que uma marca nacional para isto!

A Sense Fun chegou em agosto de 2018 e a experiência tem sido incrível. A batizei de “Cersei”, personagem da atriz britânica Lena Headey, na série Game of Thrones. Tenho pedalado semanalmente e as fotos e vídeos estão no Instagram para provar que valeu muito a pena essa aquisição!

Contada a história, vamos para as dicas!

Qual bike comprar?!

Sou apaixonado pela Sense Bike (vocês já perceberam!), não tenho dúvida de que minhas próximas bicicletas serão da marca! Portanto, recomendo você pesquisar bastante e de acordo com os resultados, fazer um comparativo com os modelos disponíveis no site da fabricante. E o melhor, os preços são bem convidativos!

“Cersei” em Oriximiná (PA) durante a primeira edição do projeto Caminhos da Floresta Bike

De modo geral, existem muitas opções de modelos, marcas e estilos. É até difícil, como falei anteriormente! Ainda mais quando você vai comprar sua primeira bicicleta!

Por isso, pesquisei bastante! E um dos sites mais úteis foi o da Red Bull. Eles elaboraram várias dicas que vou resumir abaixo. São certeiras:

Passo 1 – Qual é sua finalidade?

Antes de calcular qual é o valor a ser investido na bicicleta, defina qual será sua finalidade de uso, considerando os ambientes:

  • Cidade (urbana / ciclovia / lazer / parques)
  • Montanha (estradas de terra / cicloviagem/ mountain bike / trilhas / enduro/ downhill)
  • Manobras (BMX Race / BMX Pista / Dirt Jump)
  • Estrada (asfalto / velocidade / treino / triathlon / contrarrelógio)

Passo 2 – Qual é a intensidade?

Após definir a finalidade, é importante prever quantas vezes por semana pretende usar a bike? Qual é sua expectativa de rendimento do equipamento e suas ambições de uso? Ou seja, qual será sua frequência e intensidade de uso, desde o uso diário para o transporte, equipamentos para viagens, competições, passeios…

  • Recreacional (finais de semana e feriados)
  • Esportivo (treinos e competições)
  • Transporte (uso diário)
  • Especiais (Por exemplo, bicicletas customizadas, fatbikes…)

Passo 3 – Hora da decisão

Após responder as questões acima, você está mais preparado e prestes a investir seu dinheiro com muito mais objetivo e foco no produto ideal para você. Por isso o próximo passo é estipular uma faixa de preço de acordo com o equipamento desejado, pois os preços podem variar de uma marca para outra, mesmo entre bikes com componentes iguais ou similares. Pesquise bastante!

É importante ressaltar que existem modelos de quadros específicos para cada gênero e biotipo do ser humano, isto é, as bikes têm quadros de tamanhos distintos, seja com desenho (geometria) para crianças, mulheres e homens. Pense na seguinte analogia na hora de você comprar sua 1ª bike: uma bicicleta é como um sapato, precisa ser um modelo de acordo com a ocasião; estar no tamanho correto; e experimentar.

Dica do FB: Veja esta tabela, ajuda muito na hora da escolha da bike!

Tabela de tamanho de quadro de bicicleta: Altura, Polegada e Letras (S, M, L e XL)

8 Dicas básicas para comprar uma bicicleta:

  • 1 – Bicicleta é igual sapato, tem formato (geometria do quadro) específico para crianças, homens e mulheres;
  • 2 – As bicicletas têm quadros com tamanhos apropriados à estatura do usuário;
  • 3 – As bicicletas têm tamanhos de rodas diferenciados, procure entender as vantagens e desvantagens de cada modelo antes de optar por uma tendência de mercado ou “moda”;
  • 4 – A experiência de testar a bicicleta e obter as próprias impressões sempre vale mais do que qualquer propaganda;
  • 5 – Dê preferência para uma bicicleta de mais qualidade, pois geralmente produtos em ofertas em grandes lojas de varejo, tem vida útil reduzida;
  • 6 – Pesquise na internet e lojas físicas. Perca tempo obtendo informações, compare os componentes;
  • 7 – Lojas especializadas são ótimas fontes de informações e geralmente podem oferecer um produto específico para sua finalidade;
  • 8 – Lembre-se que além da bicicleta, é importante pedalar com os equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas. E se for pedalar na cidade, não esqueça do sistema de iluminação!

Dicas valiosas, hein?! Agora, escolha sua bike e vamos pedalar!

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: