Santarém (PA) é popularmente conhecida como “A pérola do Tapajós”. Mas vocês sabem a origem desse termo?

Muito se especula, no Google por exemplo, vamos encontrar algumas definições com a origem ligada às “belezas naturais, floresta exuberante, praias, etc”. Mas a real história está ligada ao Escritor, Cronista, Poeta e Teatrólogo Felisbelo Jaguar Sussuarana que em 1935 compôs a Valsa A Pérola do Tapajós.

“Sabe porquê Pérola do Tapajós? Por causa da letra do meu pai de 1935 de uma valsa que é intitulada A Pérola do Tapajós”, revela Renato Sussuarana, filho do autor em uma conversa descontraída no Centro Cultural João Fona.

Fábio Barbosa e Renato Sussuarana (Foto: Kailon Pedroso)

O apelido ganhou popularidade e, atualmente, é quase impossível dissociar Santarém desse termo. E, de fato, é verdade, não é mesmo? Nossa cidade é uma pérola às margens do Rio Tapajós!

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: