Você sabe o que é um igarapé? De acordo com o dicionário é um termo de origem tupi, cuja junção ygara (canoa) e apé (caminho) formam “caminho de canoa”. O glossário do Ipan classifica assim:
Um igarapé é um curso d’água amazônico de primeira ou em terceira ordem, constituído por um braço longo de rio ou canal. Existe em pequeno número na bacia amazônica, caracterizados por pouca profundidade e por correrem quase no interior da mata.
A maioria dos igarapés tem águas escuras semelhantes às do rio Negro, um dos principais afluentes do rio Amazonas, transportando poucos sedimentos. São navegáveis por pequenas embarcações e canoas e desempenham um importante papel como vias de transporte e comunicação.
Ver essa foto no Instagram
Para quem busca encontrar opções de banho de rio de água doce e muita tranquilidade, além de contato com a natureza, os igarapés da Amazônia são convidativos e indispensáveis no roteiro de viagem. Existem muitas histórias e lendas envolvendo esses riachos e algumas traduzem a cultura da região.

Leia também: O cristalino igarapé de Jamaraquá.
Os igarapés nos cercam e alguns tornam-se refúgio nos dias mais quentes. Alguns são navegáveis no período de cheia e na seca, ficam com a água baixa, praticamente tomada apenas pela vegetação aquática, que também é . E um detalhe importante, os igarapés estão ligados diretamente à floresta, ou seja, qualquer mudança que ocorra por perto irá afetá-los, então a conservação deles é primordial. E aí, partiu Igarapé?

Com informações do Ipan Amazônia e Significados BR