Quem me conhece, sabe muito bem como sou admirador da família real britânica. Assisto “The Crown” assiduamente e pesquisando sobre as referências em nosso Pará, encontrei um fato curioso, ainda desconhecido de muitos paraenses e brasileiros.

Em 23 de abril de 1991, o então casal real, Príncipe Charles e Princesa Diana, visitou o Parque Botânico de Carajás, atualmente Parque Zoobotânico Vale, no sudeste do Pará. Na ocasião plantaram uma árvore de Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa Bonpl.), deixando um marco no local, registrado através de uma placa.

Leia também: Príncipe Charles visita Alter do Chão

A saudosa Lady Di, Princesa de Gales e também primeira esposa do Príncipe Charles, deixou um legado de ações sociais mundo a afora, que lhe rendeu também o título de “princesa do povo”, mas ela também deixou sementes no coração da Amazônia (Foto: Divulgação)

A árvore cresceu e em dezembro de 2019 foi observada a primeira frutificação. Um legado da “Princesa do Povo” deixado em solo paraense para as futuras gerações.

Quero visitar assim que possível! Você sabia disso?

O Parque Zoobotânico Vale

O técnico Jeovanis Oliveira, com o ouriço da castanheira. Ele também acompanhou o plantio da árvores em 1991 e ainda integra a equipe do Parque Zoobotânico Vale (Foto: Divulgação)

O Parque Zoobotânico Vale (PZV) é um dos locais mais visitados na Serra dos Carajás. O espaço proporciona uma experiência de imersão na floresta Amazônica e tem entre suas atrações árvores plantadas por visitantes ilustres, como o Príncipe e a Princesa de Gales.

O PZV é um espaço de conservação da flora e fauna amazônica e de lazer para a comunidade da região. No roteiro, os visitantes podem conhecer 70 espécies de animais da fauna amazônica, alguns deles ameaçados de extinção, como o Macaco-cuxiú-de-Uta-Hick, e o Uiraçu-falso.

No viveiro de imersão há várias espécies de aves, como Ararajuba e Jacupiranga, ambas ameaçadas de extinção. No orquidário, o visitante poderá apreciar a floração de algumas das mais de 80 espécies de orquídeas cultivadas. Além disso, existem os espaços científicos onde a visitação é realizada mediante agendamento, como no Herbário de Carajás, que possui uma coleção de plantas desidratadas com mais de 6.700 amostras,  que servem como registro da diversidade de espécies da nossa região.

Dica do FB: As visitas ao Parque Zoobotânico Vale estão suspensão em atendimento as medidas preventivas de combate à pandemia.

 

Parque Zoobotânico Vale

Recepção: (94) 3327-5348

Herbário: (94) 3327-4722

Setor Técnico: (94) 3327-4875

Com Informações da Assessoria de Comunicação da Vale

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: