Viajar não custa caro! Ao contrário, com organização e planejamento, você consegue fazer uma excelente viagem, gastando pouco e aproveitando ao máximo o destino.
Sempre me perguntam como faço para conseguir economizar viajando e a resposta é sempre a mesma: pesquisa! Sim, esta é a palavra de ordem, mesmo antes de pensar no orçamento! Costumo ficar horas em sites e blogs lendo sobre destinos que podem render boas experiências. Alguns naturalmente são caros (Europa, por exemplo!) e outros tem a vantagem de estar próximo, como os países da América Latina. Mas independente da escolha, a questão toda é compreender que viajante bom é viajante antenado, em especial nas promoções de passagens aéreas.
Passagens
Então vamos começar por isto: passagem aérea! Meus aplicativos favoritos para pesquisa são o Voopter e Skyscanner! E as ofertas por lá são sempre as melhores! Quando não encontro, recorro ao serviço da CVC ou TZ Viagens. Ótimas parceiras também na hora da compra de passagens!
Dica do FB: Faça seu cadastro nos programas de fidelidade das companhias aéreas! Vale muito a pena para quem viaja com frequência e usa o cartão de credito para pontuar. Latam Pass e Smiles sempre tem ofertas imperdíveis!
Hospedagem
Escolhido o destino, vamos decidir onde ficar. Esta etapa é super importante! Gosto de lugares bem localizados, próximos de estação de metrô ou com fácil acesso a pontos turísticos!
O Ibis tem excelentes hotéis em quase todas as capitais e principais cidades do mundo e com preços bem econômicos. Vale a pena experimentar a hospedagem e ainda fazer o cadastro no Clube AccorHotels, que oferece vantagens e descontos especiais para os clientes frequentes.
Outra dica é usar o famoso Airbnb, site que reúne ofertas de hospedagem e acomodações em todo o mundo. Esta modalidade inclusive tem sito uma das mais usadas por viajantes que querem economizar e ainda ter a sensação de “estar em casa”, mesmo viajando. A única diferença é que você não terá café da manhã de hotel, mas para gastar pouco vale o “sacrifício”!
O site Room Key também é muito útil para quem procura comparar preços de hospedagem em determinadas regiões, com filtros bem completos e sempre certeiros.
E ainda tem o Couchsurfing ou Surfe de Sofá! Uma comunidade com mais de 10 milhões de pessoas interessadas em receber e em serem recebidas mundo afora. É uma rede social baseada em hospedagem gratuita (olha a palavrinha mágica!), na qual você pode oferecer um cômodo na sua casa, levar para passear e ser um anfitrião. É baseado em confiança e solidariedade! E você tem todas essas possibilidades quando viajar estando cadastrado!
Mas se você vai viajar sozinho e quer companhia ou dividir os custos, pesquise alguém que tenha os mesmos interesses que você em site de compartilhamento de viagens, como Travel Buddies.
Transporte
Economizar em transporte é sempre uma boa, né?! Como falei lá em cima, sempre escolho lugares para me hospedar que estejam bem localizados e próximos de estações do metrô. Este serviço é sempre certeiro e com preço razoável! Portanto, aposte no transporte público, incluindo ônibus!
Mas estou em um país que fala outra língua! E agora? Mapas do metrô são sempre sensoriais e as estações próximas de pontos de referência nas cidades. Então se torna bem fácil o deslocamento!
Dica do FB: Compre o passe de metrô (cartão) para não precisar andar com dinheiro na carteira ou bolsa!
Se quiser economizar ainda mais, pode pedir carona! Na Europa existem ofertar nesta categoria no Bla Bla Car, plataforma destinada a condutores com lugares livres para levar pessoas que vão ao mesmo destino ou metade do caminho. E ainda tem o app WeGo Caronas que promete economia de pelo menos 40% com viagens, enquanto o Tripda traz opções aqui no Brasil (já usei e a experiência foi muito boa!).
E claro, a cidade tendo Uber, o preço é muito mais em conta do que os táxis (me perdoem taxistas, mas é um fato!).
Dica do FB: Instale no seu celular o app Busbud, que apresenta ofertas de tickets baratos de ônibus e o Maps Me, que ajuda os viajantes a se localizarem a pé e consequentemente pouparem o bolso com transportes errados!
Alimentação
Este item é fundamental. E sabe uma coisa que não tem erro? Comer no centro das cidades! Essas áreas normalmente têm muitos restaurantes e opções bem em conta para os viajantes!
Dica do FB: Comer no hotel é sempre mais caro, então a não ser que o restaurante também seja uma atração turística, faça as refeições fora!
E esses dias pesquisando sobre novos aplicativos, descobri alguns que são bem “curiosos”, como o Leftoverswap, onde as pessoas compartilham o que sobrou de suas refeições para dar gratuitamente a quem queira! E nessa mesma linha, combatendo o desperdício tem o app alemão Foodsharing e o app inglês Eatro.
Passeios
Vamos economizar tempo e dinheiro?! Ao fazer o roteiro de pontos turísticos do destino da viagem, verifique aqueles que podem ser gratuitos. A maioria dos atrativos é! Pelo menos parcialmente!
Se um museu cobra ingresso e o objetivo é apenas registrar sua passagem por ele, tire foto na fachada, nas escadarias, etc. Não precisa entrar necessariamente! Para quem gosta das trocas de guarda dos palácios reais ou presidenciais (Eu!), são sempre gratuitas! Você grava vídeos, tira fotos e ainda assiste a um espetáculo sem pagar nada!
Outros passeios por lugares históricos são gratuitos, mas precisam de agendamento ou cadastro no site oficial. Por isso, pesquise sempre! A Casa Rosada, em Buenos Aires, tem um tour free excelente e obrigatório para todo turista que visita a Argentina!
Dica do FB: Parques, praças, igrejas e monumentos são sempre gratuitos!
A vista do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, da Praia de Botafogo é mil vezes mais bonita do que da Praia Vermelha (minha opinião!), na Urca, embaixo do atrativo. Pode parar lá, tirar várias fotos e pronto!
Dica do FB: É possível fazer uma trilha para o Morro da Urca, seguindo pela Pista Cláudio Coutinho que tem entrada na Praia Vermelha (canto esquerdo). São mais ou menos 40 minutos de caminhada, com alguns trechos íngremes! Feito isto, aproveite a vista e na hora de descer pague R$ 20 para vir de bondinho!
E se quiser saber tudo sobre os atrativos turísticos, use o app Wikitude. Se você focar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por exemplo, ele irá te mostrar as informações deste ponto turístico da cidade maravilhosa. E assim por diante e isto no mundo todo!
Gostou das dicas?! Aproveite e boa viagem!