Nossos aventureiros pediram e realizamos uma trilha radical na tarde de sábado (16/06) na área do ZooUnama, no bairro da Matinha, em Santarém (PA). O projeto Caminhos da Floresta reuniu 25 participantes para este passeio. Na chegada todos receberam protetores solares da BioAtiva Farmácia de Manipulação para se proteger do sol, que mesmo após uma manhã de chuva intensa, continuava forte. Um diferencial também foi a camisa, especialmente preparada para este dia e produzia pela Boto Sorveteria Artesanal e Laboratório Celso Matos. Ficou linda!
Após a recepção reunimos o grupo e repassamos orientações de segurança, com o auxilio da Companhia da Selva Rapel & Aventura. Dessa vez nossa trilha foi mais densa, por dentro de uma área de floresta mais fechada e com solo alagado. Uma dos momentos mais marcantes foi a travessia de um igarapé (riacho) por cima de um tronco de árvore. Com o apoio de cordas, todos os trilheiros conseguiram executar o primeiro desafio. Seguimos pela mata, com uma sensação de sintonia com a natureza, em alguns momentos era possível ouvir apenas o canto dos pássaros ou o barulho de alguns macacos.
Subimos em um dos morros da área do ZooUnama e a visão mais uma vez foi de tirar o fôlego. Haja coração! Mais um ângulo novo de Santarém! E quando todos pensavam que era hora de descansar, as cordas, capacetes e bouldriers (conjunto de fitas que fica na cintura e nas pernas, ligando o rapeleiro a corda através do freio) já estavam preparados para o rapel. Descemos de uma altura de 20 metros, com total segurança e equipamentos adequados para a prática desse tipo de atividade. As fotos do Felipe Borges mostram melhor do que o texto, foi muito bom! Foi minha primeira vez no rapel e concluí com êxito (apesar da saída ter sido tensa!). Vou repetir mais vezes!
Quero agradecer mais uma vez nossos apoiadores e incentivadores: BioAtiva Farmácia de Manipulação, Boto Sorveteria Artesanal e Laboratório Celso Matos. Aos nossos participantes também pela confiança e carinho em aceitar este convite para uma tarde com atividade física, turística e de contato com o meio ambiente.
Até a próxima!