Pedalar tem sido uma atividade muito boa. A cada semana quero ir mais longe e estou sempre me desafiando nessas aventuras sobre duas rodas. Em março, consegui participar de um evento super bacana, promovido pela Muriki Cicloturismo, o “Pedal da Lua Cheia”, em Santarém (PA). Vesti minha jersey, deixei a Cersei (a bike) pronta e fui lá passear com essa galera.

O ponto de encontro foi uma padaria, localizada na Av. Fernando Guilhon, no bairro Santarenzinho. Na chegada já fui recepcionado pelo Paulo Mil Homens, idealizador desse projeto e um entusiasta do ciclismo na Amazônia. Formamos um grupo com mais de 30 ciclistas, todos em busca do desafio de fazer a trilha da Serra do Saubal à noite.

Minha Sense Fun, da Sense Bike

Dica do FB: Tem vontade de pedalar?! Neste post destaco algumas dicas para a compra da primeira bicicleta!

Com todos os equipamentos de segurança e muita iluminação nosso pedal começou pela ciclovia da Av. Fernando Guilhon até a BR-163, por onde seguimos pelo acostamento. Dobramos na Av. Tancredo Neves, sentindo bairro Nova República, até a Av. Sérgio Henn.

Galera animada para o Pedal da Lua Cheia

Dica do FB: Pedale sempre em grupo após às 18h!

No caminho tivemos de deixar as lanternas em luz constante. Logo após o final do asfalto da Av. Sérgio Henn, o caminho tem areia, lama, buracos e muitas pedras. É preciso bastante atenção! A inclinação também aumenta e olha que ainda nem estávamos no pé da serra. Minutos depois chegamos ao início da subida, reagrupamos e encaramos o trecho mais desafiador: uma ladeira abandonada!

Hora de forçar as pernas e exercitar a respiração! Nesse trecho o asfalto está muito danificado e a escuridão é um elemento que deixa o ambiente ainda mais desafiador. E quase no final da subida, há um aclive! Uau, nessa hora é preciso muita energia!

Suado e com uma sensação boa de conquista, pedalei até a área aberta da Serra do Saubal, onde a vista noturna contempla a cidade, toda iluminada.

Que aventura! E sabe o melhor? A lua apareceu, saudando todos os ciclistas e formando um cenário cinematográfico. Inspiração pura para próximos pedais com essa turma! No retorno, descemos a serra e a contornamos pelo bairro Vígia até a PA-370!

Gratidão Muriki Cicloturismo e até a próxima!

Serra do Saubal

Serra do Saubal é Área de Proteção Ambiental (APA) e os desafios para proteger este pedacinho de Amazônia são grandes. Mas não impossíveis! Portanto, visitar é uma boa maneira de se integrar a este patrimônio natural do Pará. Se você quiser saber mais sobre a APA Saubal, a comunidade criou um site onde existem todas as informações http://serradosaubal.com.

 

Muriki Cicloturismo

Telefone: (93) 98111-3344

www.murikicicloturismo.com.br

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: