Visitar Manaus (AM) é uma experiência única que mistura a imensidão da floresta amazônica com os resquícios da rica história do Brasil. O ponto alto de qualquer viagem a esta cidade, sem dúvida, é contemplar a obra mais famosa da capital amazonense, o suntuoso Teatro Amazonas.
Visto do Largo de São Sebastião, o prédio mostra toda a sua exuberância e rende excelentes fotos. As escadarias são feitas de pedra e existe um certo saudosismo no ar, os casarões ao redor, tudo inspira história. Algo que tenho certeza que muitos adorariam ter presenciado!
Inaugurado em 1869, o prédio foi construído durante o ciclo da borracha e possui um estilo considerado tipicamente renascentista com detalhes ecléticos, cheio de referências da arquitetura europeia e um toque bem regional. A cúpula tem as cores da bandeira brasileira e a vitrais, um luxo só! A privilegiada situação econômica da então Província do Amazonas tornou possível a implantação na cidade de projetos audaciosos, dos quais o teatro é o exemplo mais expressivo. A visão futurista do governador Eduardo Ribeiro deu impulso à nova face urbanística de Manaus, que ainda hoje resiste ao tempo e pode ser admirada pelos visitantes.
O Teatro Amazonas personifica um contraste: uma construção rica em detalhes, com pompa e circunstância, no meio da rusticidade e complexidade da floresta amazônica.
Dica do FB: Faça a visita guiada! É uma viagem no tempo!
O Teatro Amazonas, desde a sua inauguração, é palco de espetáculos: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras etc. É um lugar de memória, de patrimônio cultural história!
Horário de visitação:
De terça a sábado das 09h às 17h. As visitas guiadas ocorrem durante todo o dia e custam R$20.
Endereço e contato
Av. Eduardo Ribeiro, 659 Centro, CEP: 69.010-001.
Telefones: (92) 3622-1880 / 3622-2420
Bilheteria: 3232-1768
Email: direcao_ta@culturamazonas.am.gov.br