Localizada no município de Santarém (PA), Alter do Chão é um distrito com muitas belezas naturais à beira do Rio Tapajós. É o que podemos chamar de paraíso tropical com praias de água doce, povo acolhedor e uma rica cultura. Para chegar até lá, o mais comum é seguir pela PA-457 (Rodovia Everaldo Martins), a cerca de 38 km de distância. Mas é possível também visitar através de embarcações.

Alter do Chão está cada vez mais na rota dos viajantes. O lugar, caiu nas graças dos paulistas através do réveillon “Vai Tapajós”, realizado pela Soul Kitchen, Espacial Turismo e Casa do Saulo Restaurante. E todo ano alguma grande reportagem destaca esse atrativo turístico paraense. Em 2019, um Globo Repórter inteiro, mostrou as peculiaridades da região, o movimento das águas no inverno e verão amazônico e o motivo pelo qual os gringos apelidaram essas praias de “caribe brasileiro”.

Assista aqui o Globo Repórter na íntegra!

Ilha do Amor, a praia mais famosa de Alter do Chão (Foto: Cristiano Santa Cruz)

E são muitas praias! A mais conhecida, na frente da vila, é a Ilha do Amor. A faixa de areia que aparece no verão amazônico tecnicamente é um istmo (porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra). Mas independente da definição, uma excelente opção para começar a aventura. É possível ficar à vontade debaixo de um guarda-sol em uma das 17 barracas com cardápio tipicamente regional. Tanto o Rio Tapajós, como o Lago Verde, que contornam a praia possuem a água morna e convidativa para um mergulho. Mas não se engane, opção por aqui é o que não falta! São mais de 300 praias! Cada uma com sua peculiaridade e sempre uma nova descoberta. A única certeza é que as fotos ficarão incríveis!

Além disso, a Amazônia é um bioma que surpreende. Como ouvi uma vez “uma terra de superlativos”. E essa imensidão é impossível de ser mostrada neste post ou em qualquer outra forma de registro. É coisa para ser sentida, vista pessoalmente mesmo! É preciso provar a colunaria tapajônica, mergulhar no rio e sentir a energia do sol (é quente mesmo!). Portanto, as dicas a seguir são o que é possível mensurar, digamos assim.

Melhor época para visitar?

Começo com a pergunta mais comum aqui no blog e nas redes sociais. Como citei anteriormente nossas estações aqui são bem definidas. E isso também significa uma mudança de paisagem. No verão amazônico (agosto/janeiro), na vazante dos rios, as praias aparecem. No inverno amazônico (fevereiro/julho) as praias desaparecem. Mas não se engane o período de cheia guarda muitas belezas naturais, como a Floresta Encantada do Tapajós.

Setembro é o mês mais disputado por causa da tradicional festa do Çairé!

Praia da Ilha do Amor: Dezembro e Junho, respectivamente (Foto: Arquivo FB)

Como chegar?

Existe transporte público regular para Alter do Chão. De meia em meia hora os ônibus passam pelo centro de Santarém com destino a vila balneária. A viagem dura em média 40 minutos! É comum que os visitantes o esperem na Praça São Sebastião ou Praça Tiradentes. A passagem custa apenas R$ 3,00. Ir de táxi é uma opção, mas é sempre bom negociar!

Se preferir alugar um carro, várias empresas oferecem esse tipo de serviço na cidade, inclusive, no aeroporto.

Aeroporto mais próximo

Santarém é o portão de entrada para Alter do Chão, através do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. É comum a conexão em Belém (PA), Manaus (AM) ou Brasília (DF).

Um detalhe, infelizmente os voos para a região ainda são poucos e com horários não tão satisfatórios (madrugada). O valor das passagens aéreas também é alto, por milhas podem ser comparado com destinos como Miami. Mas vale a pena se programar e comprar com antecedência, assim você aproveita as promoções e melhores preços.

Dinheiro ou cartão?

Alter do Chão possui um caixa eletrônico 24 horas (mas que funciona em horário comercial), localizado no Mercantil Mingote, bem na praça principal da vila. O único banco é o Banpará, então recomendo sempre levar dinheiro para eventualidades. Quando a vila está muito cheia, o sinal de internet costuma cair e isso inviabiliza o uso de cartões. Mas todos os lugares turísticos aceitam cartão de crédito e débito!

Sinal de internet

A única operadora de telefonia móvel com sinal relativamente bom em Alter do Chão é a Vivo. Claro e Tim costumam ficar offline. Nos hotéis e pousadas há wifi, mas como falei anteriormente, o sinal pode ficar fraco em dias mais movimentados.

Lago do Piranha e Ponta do Cururu vistos do alto da Serra Piroca (Foto: Felipe Borges)

Opções gastronômicas

Por ser um lugar com muitas influências, a vila apresenta de tudo um pouco quando o assunto é gastronomia. Você pode se deliciar com a culinária paraense no Ty Comedoria, Restaurante Tribal, Espaço Gastronômico Alter do Chão e Restaurante Farol da Ilha. Há ainda outras opções como Do Italiano e vários outros lugares com petiscos e bebidas na praça da vila. Para quem gosta de hambúrguer, o Mamute e o X-Bom são as melhores opções.

Visite a região a partir de Alter do Chão

Dá para organizar vários passeios com bate-volta a partir de Alter do Chão e também como ponto de partida para lugares mais distantes. Converse com os lancheiros sobre essas opções. O que é imperdível no roteiro é conhecer as praias de Belterra (PA) e a Floresta Nacional do Tapajós. Se estiver com tempo, atravesse o Rio Tapajós e se encante com as paradisíacas areias e águas esverdeadas do Rio Arapiuns.

Passeios de lancha levam os visitantes para lugares incríveis, como a Floresta Encantada e Flona Tapajós (Foto: Felipe Borges)

Converse com os moradores locais

Pense numa povo acolhedor e que gosta de contar histórias. Você irá conhecer muito da região se tirar um tempinho para prosear com os moradores. Isso, com certeza, irá enriquecer muito a sua viagem!

Na travessia para a Ilha do Amor, já engate uma conversa com os catraieiros (condutes das canoas).

Música ao vivo

Carimbó é o ritmo mais tocado em Alter do chão. Mas não o único! Nas festas realizadas na vila você irá ouvir o brega paraense e até um forró. As quintas-feiras bem no final da orla acontece a “Quinta do Mestre” com apresentações de carimbó. Toda sexta-feira é dia de “Chorinho da Glória”, no barzinho de esquina que leva o nome de sua simpática dona. Fica bem atrás da igreja católica da vila.

Show de carimbó na Praça de Alter do Chão no período do Çairé (Foto: Arthur Azulino)

E claro, existem festas pela vila, as mais movimentadas acontecem no Boro (Espaço Alter do Chão).

Terra de conexões

Faça trilhas, ande de canoa ou lancha. Veja o pôr do sol, aproveite a brisa do vento que vem do rio. Contemple as cores únicas que o entardecer nessa região proporciona. Inspire-se!

Luar visto das praias do Tapajós (Foto: Arthur Azulino)

Conecte-se com a floresta, com os igapós, com as pessoas. Viva Alter do Chão!

 

Pousadas e Hotéis em Alter do Chão

Pousada Alterosa – (93) 99111-3811

Pousada Mato Grosso – (93) 99103-5333

Pousada Vila Alter – (93) 99173-9772

Pousada Ecoalter – (93) 99133-5942

Pousada Alter – (93) 999234-0148

Pousada Tupaiulândia – (93) 99125-6258

Hotel Mirante da Ilha – (93) 3527-1110

BeloAlter Hotel – (93) 3527-1230

Hotel Borari – (93) 3527-1152

Hotéis em Santarém

Hotel Barrudada – (93) 99146-4996

Hotel London – (93) 3523-2328

Santarém Palace Hotel – (93) 3523-2052/ 99202-2479

Hotel Sandis (Mirante) – (93) 99239-2488

Hotel Açay – (93) 2101-4550

Hotel Pôr do Sol – (93) 3523-4475

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: