Um domingo de aventura. É assim que consigo definir este dia 29 de julho de 2018. Acordamos bem cedinho para embarcarmos às 6h no Porto do D.E.R., em Santarém ( PA), em uma balsa rumo ao município vizinho de Monte Alegre. A primeira Expedição Jeep Way reuniu um grupo de clientes e convidados para uma experiência off road no Parque Estadual Monte Alegre (PEMA). O lugar é uma unidade de conservação, com atrativos turísticos como serras, lagos e rios. Além de possuir uma série de sítios arqueológicos que guardam preciosas artes rupestres.

Navegamos durante duas horas nas águas do Rio Amazonas e desembarcamos no distrito portuário de Santana do Tapará. Seguimos em cinco jeeps pela PA-255 até a Linha Ererê (estrada de terra) que leva até o parque. No caminho já encontramos muita areia, lama e pedras. Sorte a nossa estar em veículos preparados para o desafio!

Veículos da Expedição Jeep Way na PA-255, em Monte Alegre (Foto: Cristiano Santa Cruz)

“O objetivo desta expedição é integrar cada vez mais o cliente com a marca Jeep Way em Santarém. Queremos viver experiências junto com eles, oportunizando não só uma relação comercial, mas aventuras como esta, conhecendo e valorizando as belezas naturais da região”, explica Edimar Rodrigues, Gerente Geral da Jeep Way.

Dica: Para visitar o parque sempre utilize veículos traçados nas quatro rodas e esteja acompanhado de um guia que conheça a região! Nosso passeio foi acompanhado do guia de turismo natural de Monte Alegre, Ilivaldo Castro.

Para quem gosta de emoção, a aventura já iniciou com uma trilha íngreme e com alguns trechos onde as pedras são tão grandes que praticamente estávamos escalando. Mas o espírito de equipe tomou conta de todos os participantes, um ajudando o outro, dando força para encarar a subida de 172 metros. A chegada ao topo teve um sentimento de conquista e superação! Enfim, alcançamos a Pedra do Pilão, uma formação geológica de arenito esculpida pela natureza ao longo dos séculos e um dos principais atrativos turísticos do PEMA.

Pedra do Pilão

Lá do alto a visão é panorâmica! Conseguimos observar a área de várzea, os lagos e o Rio Amazonas, com uma paisagem que merece alguns minutos de contemplação!

Contemplando a paisagem do alto da Serra do Pilão

Descemos e encaramos mais uma trilha, esta mais longa e por causa da intensidade do sol às 13h, ainda mais desafiadora. Foram quase 20 minutos mata adentro e chegamos na Gruta da Pedra Pintada. Por lá, com aquela expressão “uau” avistamos os vestígios chamados “paleoíndios”.

Gruta da Pedra Pintada

Esse sítio arqueológico possui pinturas nas rochas que comprovam a existência humana na região da Amazônia há pelo menos 12 mil anos. Os painéis foram estudados pela antropóloga norte-americana Dra. Anna Roosevelt, a partir de 1991 e representam a primeira informação, cientificamente comprovada, da presença de seres primitivos na América do Sul. Incrível, né?!

Retornamos para a trilha, agora em busca de mais vestígios históricos. A caminhada nos levou para uma região da encosta da Serra do Paytuna, onde está localizado o Painel do Pilão, com surpreendentes desenhos que nos mostram registros resistentes ao tempo. Um dos mais curiosos apresenta pinturas que parecem ser homens ao redor de uma fogueira (isto é uma interpretação pessoal) e o outro são pequenos quadrados com linhas transversais. Segundo o nosso guia: “São 51 quadrinhos que juntos formam um quadro bem grande. Uns dizem que podem ser o peito dos quelônios aqui da Amazônia, já outros que pode ser a contagem de alguma coisa, por isso esta figura também pode ser chamada de calendário. Alguns arriscam a dizer que seria a contagem das luas. Eu não me arrisco a dizer nada. As informações estão aí. É uma figura enigmática!”, destaca Ilivaldo Castro.

 

Pintura “Calendário”

Por causa do tempo e por precisarmos voltar, o outro lado do PEMA, com a Serra da Lua e Serra do Ererê, não foi visitado. Bem como a Gruta Itatupaoca (Ita = pedra / tupã = Deus / oca = casa), que dizem ser mágica. Mas claro, a Expedição Jeep Way voltará!

“A Jeep tem DNA próprio. Portanto, essas novas experiências fazem com que nossos clientes possam vivenciar novas histórias. Eles começam a perceber que vão muito além com um Jeep”, encerra Edimar, nosso anfitrião nesta aventura.

Gostou da nossa aventura?!

 

Fotos da Expedição: Cristiano Santa Cruz/ Obra Prima Produtora

Sobre o PEMA

O Parque Estadual Monte Alegre faz parte da Área de Proteção Ambiental Paytuna e por causa disso é necessário pedir autorização (sem burocracia) ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão da área de conservação.

Ideflor-Bio – Escritório Regional Santarém

Endereço: Av. Rosa Passos 525 – Prainha. CEP: 68020-730

Telefone: (93) 8804-2073/ (93) 3524-6121

www.ideflorbio.pa.gov.br

Jeep Way – Santarém (PA)

Av. Mendonça Furtado, 2877 – Liberdade,

CEP: 68040-148

Telefone: (93) 3017-2956

www.jeepway.com.br

Guia de Turismo – Monte Alegre (PA)

Ilivaldo Castro

Telefone: (93) 99110-4382

Camila Navegação – Balsa Santarém-Santana do Tapará

Telefone: (93) 3522-1794

www.camilanavegacao.com

Horários: clique aqui!

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: