Conhecer novos lugares, sem dúvida, é muito empolgante. Em cada viagem, descobrimos paisagens que inspiram e rendem boas fotografias. Mas isso pode ser melhor ainda caminhando e interagindo com a natureza ao seu redor. E as trilhas tem tudo isso e muito mais! Portanto, minha meta atual é encontrar novas trilhas para desbravar!

O projeto Caminhos da Floresta tem este objetivo inclusive: mostrar para os participantes que uma trilha é atividade física, turística e claro, de conservação do meio ambiente!

Mas antes de pensarmos em sair por aí floresta adentro, precisamos ter noção de que este tipo de atividade é incrível, mas precisa ser realizada com segurança. Por isso, separei estas dicas!

Saúde

Trilha é um exercício físico e este tipo de atividade exige disposição do seu corpo. Portanto, faça exames de rotina antes de qualquer aventura e verifique se está tudo bem com o coração, etc. Prevenir é sempre a melhor opção!

Vestimenta

Use obrigatoriamente roupas leves e calçados específicos para esse tipo de atividade física. Proibido chinelos! Se a trilha for muito longa, melhor investir em sapatos de trekking. Camisas térmicas ou de manga longa são as ideais! Se a região for de mata fechada, use uma calça!

Esteja acompanhado por um guia

Conhecer a trilha é fundamental, por isto sempre faça esse tipo de atividade acompanhado de um guia que conheça a área e seja preparado para primeiros socorros. Pesquise sempre o percurso e as características do terreno. Se tiver pedras ou for arenoso, isto mostra o grau de dificuldade que você encontrará pelo caminho.

Mapa ou GPS

Para evitar se perder em uma trilha, mesmo que seja em uma área conhecida, leve um mapa, GPS ou o celular (carregado!). Isto será de muita utilidade caso ocorra algum imprevisto, acreditem!

Previsão do Tempo

Na véspera da trilha, fique de olho na previsão do tempo. Afinal, dependendo do destino, se for uma montanha, por exemplo, um dia chuvoso estraga o passeio. Mas este cuidado também serve para você escolher o tipo de roupa e calçado que usará. Preferencialmente não faça aventuras em dias chuvosos, os riscos de deslizamentos, quedas de árvores ou situações adversas, aumentam!

Mochila

Levar uma mochila garante que você terá o que precisa facilmente. Mas não exagere no tamanho, nem no peso! Leve somente o necessário! Carregar peso em excesso nas costas, provoca mais esforço físico e você pode ter lesões se o percurso for muito longo. Se não sabe qual mochila escolher, visite uma loja especializada e solicite orientação.

E o que levar nessa mochila? Itens de primeira necessidade, como água, barrinha de cereal, uma balinha (caso a glicose baixe!) e sacos de lixo para você trazer de volta tudo que levou. Além de um kit de primeiros socorros!

Lanterna 

Uma trilha que começa à tarde, por exemplo, pode ser concluída apenas à noite. Mesmo que inicie o percurso pela manhã, em uma área de mata fechada, a luz do sol pode ser limitada por causa das árvores, então carregue uma lanterna sempre!

Repelente

Toda vez que sair de casa para uma trilha, use repelente! É um item fundamental para proteção da pele, afinal, muitos de nós, somos alérgicos às picadas de insetos. Ninguém vai querer voltar para casa se coçando, né?! Algumas camisas térmicas já possuem tecnologia repelente, então invista nelas!

Seja consciente!

E não esqueça, as trilhas na natureza precisam ser deixadas exatamente como você as encontrou. Isto é importante para a conservação da área! Nada de deixar lixo por aí! E muito menos arrancar galhos ou flores que encontrar pelo caminho!

Água, muita água!

E por último, mas não menos importante! Leve garrafinhas com água e sempre que sentir sede, hidrate-se! Mesmo que pese um pouquinho na mochila, leve sempre uma quantidade de água que permita você concluir o percurso tranquilamente!

DICA IMPORTANTE: Sempre que for fazer uma trilha, avise sua família ou amigos próximos! Assim, caso algum imprevisto aconteça (espero que não!), eles estarão esperando por você e sentirão sua falta!

 

E aí, gostou?! Vamos fazer trilhas?!

 

Foto: Felipe Borges

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: