Os caminhos percorridos da espiritualidade, o entendimento de pertencimento e a defesa do território, são esses alguns dos temas retratados no documentário “Kumaru: cura, força e resistência”, que narra a história do pajé Naldinho Kumaruara. O filme, lançado em 01 de dezembro de 2022, tem na produção e roteiro o próprio pajé e a produtora santarena Dzawi Filmes. O projeto faz parte da websérie Ancestrais do Futuro da Fundação Paulista Tide Setubal e está disponível no YouTube, no Canal “Enfrente”.

As gravações do curta aconteceram dentro do Território Indígena (TI) Kumaruara, na aldeia Muruary, região do Baixo Tapajós na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (Resex) de onde Naldinho e sua família são, e em outros locais do território que são importantes espiritualmente para o pajé. Foram três dias de gravações que contaram com participações intensas de todos os parentes de Naldinho, que são fortemente ligados ao seu processo e história.

O curta nasceu a partir de conversas feitas entre Naldinho e os diretores Yuri Rodrigues e João Albuquerque, essas trocas permitiram que soubessem mais sobre a história do pajé e todos os desafios que passou até compreender seu dom e a responsabilidade que tinha de levar essa compreensão sobre a espiritualidade para outros parentes. “Entendemos que a história do Naldinho era muito importante e urgente e nós poderíamos coletivamente contar essa história protagonizada por ele”, relata Yuri.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do documentário “Kumaru: cura, força e resistência”

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: