Você já imaginou passear no meio de uma floresta alagada?  Pois é esta aventura que quero propor para vocês. Em Santarém (PA), existe um lugar chamado Floresta Encantada onde a natureza vai te mostrar toda sua exuberância, mesmo no período do inverno amazônico (dezembro a maio). E o melhor, essa imersão ainda pode vir acompanhada de um delicioso almoço tipicamente paraense.

O ponto de partida desse passeio é o Espaço e Restaurante Caranazal, que fica no km 25 da Rodovia Everaldo Martins (PA-457) que liga Santarém ao distrito de Alter do Chão. Por lá os pratos típicos são os destaques do cardápio. A gastronomia é rústica e saborosa.  Vale a pena experimentar um Tucunaré (peixe) frito ao molho manteiga ou ainda um Tambaqui (peixe) assado na brasa (meu favorito!). São muitas opções e todas especialmente preparadas e servidas com acompanhamentos!

Tucunaré frito, bom demais!
Delicioso Tambaqui ao molho manteiga

Das mesas, colocadas em uma varanda observamos a área de igapó, bioma típico da região amazônica, onde as árvores passam a maioria do ano submersas nas águas do Lago Verde. Esta paisagem oferece uma sensação de tranquilidade que em poucos lugares conseguimos encontrar!

A tranquilidade do Espaço e Restaurante Caranazal

Na beira da pequena praia que se forma na frente do restaurante existem canoas e lanchas que fazem passeios turísticos pela região. Após o almoço, não deixe de experimentar esta aventura, que com certeza, será surpreendente. Escolhemos embarcar em uma lancha e seguimos pelas “ruas” da Floresta Encantada. O nome já diz tudo. Que paisagem! Algo diferente do que estamos acostumados no dia a dia e em plena sintonia com a natureza. Por alguns minutos paramos e ouvimos apenas os barulhos dos pássaros… sensação incrível!

Precisa de legenda?!

Continuando nossa viagem seguimos para a área mais aberta do Lago Verde, passando por Alter do Chão e parando na Ponta do Mureta, uma faixa de área que no verão amazônico (junho a novembro) se estende rio adentro por quase 1 km. Pausa para um mergulho e fotos!

Navegamos por mais uns 20 minutos até a praia de Pindobal, no município de Belterra (PA), onde fizemos mais uma parada e claro, aproveitamos as águas mornas do Rio Tapajós.

Rio Tapajós no caminho da praia de Pindobal

Enquanto voltávamos e apreciávamos novamente toda essa diversidade, o sol descia encerrando mais um dia e anunciando uma noite estrelada. Ao entrarmos na Floresta Encantada uma calmaria tomava conta do lugar, tanto que as águas pareciam espelhos, refletindo a vegetação e o céu. Que experiência!

Passeio que todo visitante deve fazer!

A tranquilidade na Floresta Encantada no final do dia

Espaço e Restaurante Caranazal

Rodovia Everaldo Martins (PA-457), km 25 – Comunidade do Caranazal

Horário: Todos os dias das 9h às 17h

Telefone: (93)  99182-0968

Associação de Turismo Fluvial de Alter do chão

Telefone: (93) 99182-7250

 

 

Sobre o autor

Jornalista, formado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. Produtor Cultural e Produtor de Conteúdo Digital. Idealizador dos projetos Caminhos da Floresta, Amazônia Fashion Weekend e Piracaia Festival. Autor do blog de turismo e viagens www.diariodofb.com. Diretor dos documentários O que é Sairé? (2021) e Trap: O som da juventude (2021) - produzido, gravado e editado em um smartphone.

Você também pode gostar: